Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretaria de SP rebate Bolsonaro e vê fala irresponsável sobre isolamento

José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo - DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo Imagem: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 10h57

A secretaria de Estado da Saúde de São Paulo rebateu declarações do presidente Jair Bolsonaro e disse que não existe "supernotificação" nos números de óbitos divulgados pelo estado em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.

Mais cedo, Bolsonaro disse que São Paulo inflava números para fazer uso político e "chegavam informações que o próprio Diário Oficial diz que, na dúvida, é para colocar". Na mensagem enviada ao UOL, a secretaria explica que o procedimento não é esse.

"Ao contrário do que disse o presidente, São Paulo publicou resolução em Diário Oficial que protege a sua população. Com o objetivo de fortalecer as medidas de segurança dos profissionais da saúde, pacientes e do serviço funerário, a secretaria de Estado da Saúde definiu protocolos de prevenção que preveem que os profissionais das unidades de saúde possam emitir a Declaração de Óbito dos casos relacionados à covid-19", diz a nota.

"É fundamental esclarecer que o documento emitido nesses casos é um registro não confirmatório para covid-19 - a confirmação ocorre apenas se o teste comprovar a infecção pelo coronavírus, com diagnóstico por laboratórios já validados na rede de saúde", completa.

A secretaria ainda lamentou o que chamou de "fala enviesada e irresponsável do presidente" e questionou sua postura de críticas ao isolamento social.

"Ignora que o fato que o isolamento social em São Paulo é fator determinante para o achatamento da curva, e consequentemente diminuição no número de infectados e de doentes que precisam de UTI, evitando um colapso no sistema público de saúde", diz a nota.