Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Kalil diz que BH multará quem sair de casa sem máscara

8.abr.2019 - Prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD-MG) - Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte
8.abr.2019 - Prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD-MG) Imagem: Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 17h20

Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, anunciou hoje que a cidade passará a multar os cidadãos que saírem às ruas sem máscara durante o período de cuidados contra o novo coronavírus. O valor da punição ainda não foi divulgado pela prefeitura.

"Vamos ver qual é o valor mais adequado, copiar o que é [cobrado em multa] ao redor do mundo e fazer igual", respondeu, em declaração publicada pelo jornal Estado de Minas. Vale destacar que o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e transporte coletivo é obrigatório em Belo Horizonte desde 22 de abril.

Além disso, a capital mineira vai distribuir cerca de 2 milhões de máscaras à população para incentivar o cumprimento das medidas. "Vamos iniciar a distribuição, e a primeira leva deve chegar na sexta-feira que vem", explicou o prefeito.

"Estamos todos apavorados. A situação está sob controle, mas, na quarta-feira, pode estar completamente descontrolada", afirmou Kalil, que espera que os hospitais do interior de Minas Gerais não sejam lotados para que possam atender os belo-horizontinos.

O secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, disse hoje que já era esperado que a covid-19 avançasse ao interior: "O que gostaríamos é que o pico da doença acontecesse em tempos diferentes em cada área, facilitando os cuidados e a estruturação da saúde".

MG e BH fazem previsões diferentes

O prefeito Alexandre Kalil disse hoje que, se tudo correr bem, Belo Horizonte deve ter suas medidas flexibilizadas no dia 25 de maio; porém, no início desta tarde, o secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que Minas Gerais deve chegar ao pico — como é chamado o pior momento da epidemia — em 6 de junho.

Carlos Eduardo avisou, porém, que o pior cenário pode ocorrer antes de 6 de junho se a população não cumprir as medidas de isolamento social. Segundo ele, a intenção é adiar o pico e fazer com que seja o menor possível. Da mesma forma, Kalil disse que só será possível flexibilizar as medidas em 25 de maio se as pessoas colaborarem.