Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ fechará estabelecimentos e levará à delegacia quem descumprir isolamento

O governador Wilson Witzel disse que decisão foi impulsionada por aumento da circulação nas ruas - Fabio Teixeira/NurPhoto via Getty Images
O governador Wilson Witzel disse que decisão foi impulsionada por aumento da circulação nas ruas Imagem: Fabio Teixeira/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 17h21Atualizada em 08/05/2020 22h36

O estado do Rio de Janeiro vai aumentar a fiscalização para punir quem descumprir as regras de isolamento social impostas pelo governo Witzel. A decisão foi tomada hoje, após recomendação do Ministério Público Estadual.

A partir de hoje, em parceria com o MPE, a Polícia Militar vai fechar estabelecimentos comerciais que não prestam serviços essenciais e, por isso, não estão autorizados a funcionar. Os proprietários também serão multados por descumprir regras sanitárias.

Além disso, as pessoas que forem flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e autuadas pelo crime de desobediência.

"Estamos intensificando essas medidas para impedir que a população se contamine e tenhamos mais pessoas indo para os hospitais públicos e privados, que estão no seu limite de atendimento neste momento", disse Witzel.

Segundo o governador, o aumento da circulação foi o principal fator que motivou a medida - dados mostram que 60% das pessoas estão indo às ruas do estado.

Witzel reforçou o pedido para as pessoas só saírem de casa para serviços essenciais, como compras de alimentos ou ir ao médico.