Covid-19: Interior de SP teve aumento de 3.302% no número de casos em abril
Ao anunciar hoje a prorrogação da quarentena em São Paulo até 31 de maio, o governador João Doria (PSDB) citou um estudo que mostra a explosão de casos de covid-19 no interior, onde houve um aumento de 3.302% no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A pesquisa foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e mediu o avanço da pandemia entre 1º e 30 de abril.
Parte do crescimento tão expressivo se deve à base de comparação reduzida. Em 1º de abril, eram 129 pessoas contaminadas fora da região metropolitana de São Paulo. No último dia do mês, 4.389 indivíduos.
"Estamos todos atravessando o pior momento dessa pandemia. Só não reconhecem aqueles que estão cegos pelo ódio ou pela ambição pessoal. Autorizar o relaxamento agora seria colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e a recuperação econômica", afirmou.
O governo estadual estima quem sem o isolamento socialm haveria 700 mil casos no estado e ressalta o avanço da covid-19 pelo interior e litoral. Um estudo do Instituto Butantan demonstrou que a cada três dias o coronavírus infecta pessoas em 38 novos municípios.
Hoje, há 371 cidades com habitantes contaminados e a projeção é que todos os 645 municípios tenham casos confirmados até o final do mês.
As regiões do interior que mais preocupam são o Vale do Paraíba, Campinas e a baixada santista. O prefeito de Santos, Paulo Barbosa (PSDB), afirmou que seria uma irresponsabilidade reabrir o comércio no momento porque a situação de saúde é preocupante. A taxa de ocupação das UTIs na cidade está em 80%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.