Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Após fraude, Rio não tem prazo para novos respiradores

Respirador - Reprodução
Respirador Imagem: Reprodução

Igor Mello

Do UOL, no Rio

12/05/2020 18h42

O secretário estadual de Saúde do Rio, Edmar Santos, não deu novos prazos para a chegada de novos respiradores no estado. As compras foram canceladas após denúncias de fraude motivarem uma operação do MP-RJ (Ministério Público do Rio) na semana passada.

Três contratos de compra dos equipamentos foram cancelados após a prisão do ex-subsecretário executivo da pasta, Gabriell Neves, principal alvo da Operação Mercadores do Caos, deflagrada na última quinta-feira (7) pelo MP-RJ e pela Polícia Civil. Neves - ex-número dois da pasta— e os demais alvos da ação são acusados de montar um esquema de fraude para desviar recursos da compra de equipamentos e insumos usados no combate à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo Edmar Santos, os procedimentos fraudados foram cancelados e haverá a necessidade de novas contratações, que ainda serão feitas. As contratações passarão pelo crivo de uma força-tarefa integrada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a CGE (Controladoria-Geral do Estado).

"Descartamos os três processos de aquisição que existiam. Vamos iniciar novos processos com todos os cuidados e a participação dessa força-tarefa", afirmou, sem dar novos prazos.