Covid: Familiares de vítima pegam doença e cidade crê que caixão foi aberto
Cinco familiares de uma vítima fatal da covid-19 também contraíram a doença causada pelo novo coronavírus em Cairu (BA). A informação foi publicada pela Globo e confirmada pelo UOL. Funcionários da prefeitura creem que o caixão da mulher pode ter sido aberto antes do sepultamento em um velório não autorizado pelas autoridades.
Ela morreu na última quinta-feira (7), internada na Santa Casa de Misericórdia de Valença. A Secretaria de Saúde do município baiano disse, em nota enviada à reportagem, que o caixão estava "devidamente lacrado" quando foi retirado do hospital, seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, e que o velório não foi autorizado.
"A Secretaria de Saúde de Cairu confirma que a família da primeira vítima da covid-19 no município foi devidamente informada e orientada pela equipe de Saúde responsável pela coleta das amostras para realização do teste de coronavírus, antes da liberação do corpo. O órgão nega que tenha autorizado o velório, exatamente porque havia suspeita de covid-19", diz a nota.
A prefeitura não tinha equipe no velório e não confirma quantas pessoas estavam presentes, mas, além dos cinco familiares, outros quatro indivíduos tiveram contato com a vítima e também contraíram a covid-19 — totalizando nove pessoas contaminadas a partir de uma única paciente que foi a óbito, segundo a Secretaria de Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.