Topo

Esse conteúdo é antigo

Oito idosos morrem por coronavírus em asilo no interior de SP

Casa de repouso Bem Estar, em Itu, interior de São Paulo - Reprodução/Google Street View
Casa de repouso Bem Estar, em Itu, interior de São Paulo Imagem: Reprodução/Google Street View

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto

15/05/2020 17h48

Oito idosos que moravam na casa de repouso Bem Estar, em Itu, interior de São Paulo, morreram depois de serem infectados com o novo coronavírus. As mortes aconteceram nas duas últimas semanas, sendo três delas confirmadas ontem. Segundo a instituição, todos os idosos tinham comorbidades como problemas pulmonares e renais, por exemplo.

Outros 18 idosos e cinco funcionários do local testaram positivo para covid-19 e estão se recuperando da doença. Seis deles, que estavam internados no hospital de campanha do município, tiveram alta e retornaram para a casa.

A estatística oficial contabiliza 12 mortos por covid-19 na cidade do interior paulista, incluindo os oito idosos. Há 81 casos confirmados da doença. A casa de repouso concentra quase 70% das mortes registradas na cidade pela covid-19.

A primeira morte na casa Bem Estar foi a de um homem de 65 anos no dia 3 de maio. A segunda, de uma mulher de 67 anos, foi confirmada três dias depois. Na ocasião, a prefeitura solicitou uma testagem em massa na casa de repouso. Trinta idosos e 24 funcionários foram testados.

"Todas as medidas de segurança para evitar o contágio pelo vírus foram tomadas, como desinfecção da casa e o isolamento dos idosos e funcionários infectados. A casa está trabalhando em conjunto com a Vigilância Epidemiológica da cidade para conter o avanço do vírus", diz o advogado que representa a casa de repouso Fábio Ribeiro Lima.

O advogado lembra ainda que todos os idosos já tinham doenças pré-existentes e que isso dificulta no diagnostico da covid-19.

"Todos eles apresentavam alto nível de comorbidades. O primeiro idoso que faleceu fumou desde os dez anos e tinha enfisema pulmonar. No último ano ele teve mais de 10 internações e isso dificulta o diagnostico", acrescenta.

O lar acrescentou ainda que como medida de segurança as visitas aos idosos estão suspensas desde março.

Mortes em asilos no estado

O estado de São Paulo conta com aproximadamente 600 casas de acolhimento para idosos, abrigando cerca de 20 mil pessoas. Pelo menos trinta mortes já foram registradas nesses locais.