OMS mantém vídeo antigo dizendo que máscaras não são necessárias em público
A Organização Mundial da Saúde mantém até hoje em seus canais a informação de que pessoas saudáveis só precisam usar máscaras se estiverem cuidando de pessoas que testaram positivo para o coronavírus ou com sintomas de covid-19.
A orientação foi publicada em março e é contrária às diretrizes divulgadas hoje por autoridades de saúde dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil, que pedem o uso de máscara em qualquer espaço público.
"Se você não apresenta sintomas respiratórios, como febre, tosse ou coriza, não precisa usar máscara", disse April Baller, especialista em saúde pública da OMS, no vídeo. "As máscaras devem ser usadas apenas por profissionais de saúde, cuidadores ou por pessoas doentes com sintomas de febre e tosse"
O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos diz, no site, que "estudos recentes [mostram] que uma parcela significativa dos indivíduos com coronavírus não apresenta sintomas e que, mesmo aqueles que acabam desenvolvendo sintomas,podem transmitir o vírus a outras pessoas antes de mostrar os sintomas".
No vídeo, Baller afirma que as máscaras podem dar às pessoas uma "falsa sensação de proteção" e que são necessárias para que indivíduos doentes não transmitam o vírus. Hoje, no entanto, há consenso de que a máscara também impede que saudáveis contraiam o coronavírus e não apenas o contrário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.