Ex-mulher de Bolsonaro tem post ocultado com alerta de informação falsa
Cristina Bolsonaro, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), teve o post ocultado com alerta de "informação falsa" no Instagram.
No post, Cristina republicou imagem da chefe do programa de emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde) Maria van Kerkhove, e a mensagem: "Urgente! OMS conclui que pacientes assintomáticos não têm potencial de infectar outras pessoas".
Em seguida, ela acrescenta. "Quer dizer então que passamos os últimos três meses trancados em casa, sem trabalhar, por nada? Apenas para destruir a economia?"
O post foi checado por verificadores de fatos independentes, que afirmaram: "É falso que a OMS concluiu que pacientes assintomáticos não transmitem covid-19".
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado esperar uma "reabertura mais rápida" das atividades econômicas e que o "pânico pregado por parte da grande mídia" vai acabar depois de a OMS ter divulgado que a disseminação do coronavírus por pessoas assintomáticas é "muito rara".
A OMS, no entanto, alertou que há perigo de pessoas pré-sintomáticas transmitirem o vírus e avisou que os estudos sobre assintomáticos ainda não são muito abrangentes, informações omitidas pelo presidente e pela ex-mulher dele.
A OMS, na verdade, informou que "parece haver" baixa transmissibilidade de assintomáticos e citou por enquanto apenas um estudo de pequeno porte feito pela China.
Maria van Kerkhove ressaltou depois, em sua conta no Twitter, que há diferenças entre assintomáticos e pré-sintomáticos —pessoas que ainda não têm sintomas, mas vão desenvolvê-los. Essas pessoas transmitem mais intensamente no início da contaminação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.