Topo

Acre só processou 4% dos exames de covid-19, diz Ministério da Saúde

Gabriela Sá Pessoa

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 20h40

Com 8.223 testes de covid-19 solicitados em análise nos laboratórios públicos, o Acre registra a menor taxa de resultados prontos no país. Apenas 4% dos exames no estado tinham sido processados até a semana passada, segundo o Ministério da Saúde informou ao UOL hoje.

A reportagem recebeu nesta terça-feira (9) resposta sobre a ausência de dados para o Acre uma semana após ter procurado a assessoria de imprensa da pasta — na ocasião, o ministério disse que o estado ainda estava atualizando suas informações. Os números informados agora referem-se a 3 de junho, última data para a qual há informações sobre exames no país.

Na quinta-feira (4), o governo federal atualizou a quantidade de exames realizada em todo o país: 752.448 até a véspera. Na ocasião, porém, não esclareceu quantos desses testes já tinham sido analisados.

O Acre registrou, até hoje, 223 mortes e 8.457 casos confirmados de coronavírus, de acordo com dados contabilizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9).

A demora no processamento de exames é um dos motivos que leva à subnotificação de casos e pode atrapalhar a compreensão da epidemia nos locais. Em média, 70,56% dos exames solicitados aos laboratórios públicos já têm resultados e 74,1% ficam prontos em até 5 dias.

Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou na tarde de quarta-feira (10) que o Centro de Infectologia Charles Mérieux, responsável pela produção da maioria dos exames de covid-19 no estado, não estava inserindo as informações dos resultados no sistema do Gerenciador de Ambiente de Laboratórios (GAL), utilizado pelo Ministério da Saúde para computar o processamento dos testes.

"Desse modo, os resultados de todos os exames de Covid-19 no Acre não constavam no sistema GAL. Para solucionar o problema, digitadores do Governo do Estado do Acre já estão fazendo essa inclusão para posterior liberação dos laudos no sistema."

O percentual de 4% de testes já processados, divulgado pelo Ministério da Saúde, refere-se aos exames produzidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, que faz a análise de exames de seis municípios acreanos.