Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de Salvador vai apresentar plano de retomada das atividades

ACM Neto, prefeito de Salvador - Max Haack/Secretaria de Comunicação
ACM Neto, prefeito de Salvador Imagem: Max Haack/Secretaria de Comunicação

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 18h40

A prefeitura de Salvador vai apresentar na próxima terça-feira (30) um plano de retomada das atividades na capital baiana. O prefeito ACM Neto (DEM) deverá anunciar se as medidas atualmente em vigor serão prorrogadas ou alteradas, além de exibir as etapas e critérios para a volta do comércio após a paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus.

Desde o dia 15, a prefeitura liberou o funcionamento de empresas de óticas e os treinos individuais nos clubes de futebol. No começo de junho, Salvador também havia permitido a abertura de concessionárias e revendas de veículos, lavanderias, casas de arquitetura, decoração, ferragens e materiais elétricos, além de clínicas estéticas e de odontologia, tudo com a adoção de regras específicas de segurança.

Na terça vai expirar o decreto atual, que suspende o funcionamento de academias, cinemas, teatros, parques infantis, aulas nas redes pública e privada de educação, e determina o fechamento de shoppings, centros comerciais, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência, liberando apenas drive-thru, delivery ou retirada em balcão.

Em coletiva realizada hoje, o prefeito ACM Neto disse que os números da pandemia em Salvador ainda mostram que a cidade vive o pico da doença, o que ainda não permite o relaxamento das ações de isolamento social, mas que a estimativa é otimista para a reabertura de alguns setores no próximo mês.

"Devemos permanecer nesse platô pelo menos até a segunda e terceira semana de julho. Mas existem alguns dados que são muito positivos no sentido de trazer esperança. Primeiro, estamos com a menor pressão nas nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) desde o começo da pandemia. Ontem (24), houve um momento do dia que não tinha um paciente sequer para ser regulado para um hospital. É uma glória, um fato extraordinário. Conseguimos regular mais de 50 pacientes", disse o prefeito.

Segundo a prefeitura, a taxa de contágio do coronavírus em Salvador caiu para 1,9%, a menor registrada desde o começo da crise. "Esse talvez seja o dado mais importante, olhando para a frente", afirmou ACM Neto.

Os dados da administração municipal mais recentes informam, porém, que a ocupação hospitalar ainda está alta, sendo 80% dos leitos de UTI e 75% dos clínicos. A meta da prefeitura é reduzir ambos para 70%.

"Não há como relaxar e nem achar que as coisas foram superadas porque ainda temos algum tempo pela frente para vencer. Mas o que há duas semanas só eram indicativos complicados, hoje começamos a ter resultados positivos, o que nos dá perspectiva de, com muito cuidado e protocolo, começar a retomar algumas atividades a mais ao longo do mês de julho. Estamos vencendo o coronavírus", disse o prefeito.