Covid-19: prisões de SP que descumprirem protocolo podem ter multa diária
As penitenciárias do estado de São Paulo que não cumprirem as medidas de testagem e prevenção contra o coronavírus podem receber multa diária de R$ 1.000, a partir de hoje.
A falta de testes no sistema carcerário e de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de higiene, como álcool gel, toalha descartável e hipoclorito de sódio, pode ser denunciada à Justiça do Trabalho.
Entidades como o Sindcop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário), o Sindasp (Sindicato dos Agentes Penitenciários) e o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) têm recolhido denúncias através das redes sociais para encaminhá-las judicialmente.
No final do mês passado, encerrou-se o prazo para que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informasse à Justiça do Trabalho as estratégias da organização contra o coronavírus no sistema prisional de São Paulo.
Em nota, o Fórum Penitenciário Permanente, formado por Sifuspesp, Sindasp e Sindcop, afirmou que a resposta da SAP à Justiça é "evasiva" e que não está de acordo com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Segundo a Secretaria, o 'objetivo é realizar a testagem em massa, priorizando as unidades onde houver casos suspeitos/confirmados entre as 176 unidades prisionais de São Paulo'. Mas o correto pela liminar é o atendimento de todo o sistema como forma de prevenção, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o ambiente prisional em casos como este de pandemia, e não apenas em algumas unidades prisionais."
De acordo com o Sifuspesp, 266 servidores penitenciários foram infectados pelo coronavírus no estado, havendo 21 óbitos e 91 casos suspeitos. Dentre a população carcerária, segundo o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), há 4.960 pessoas diagnosticadas com a covid-19, 62 óbitos e 1.185 casos suspeitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.