PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Conteúdo publicado há
10 meses

Doria questiona ministério sobre falhas em dados referentes à covid-19

João Doria informou que um ofício foi enviado ao Ministério da Saúde pedindo explicações sobre problemas no sistema - ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
João Doria informou que um ofício foi enviado ao Ministério da Saúde pedindo explicações sobre problemas no sistema Imagem: ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

DO UOL, em São Paulo*

09/11/2020 14h16

O governo de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde hoje solicitando informações sobre as falhas no sistema que têm dificultado a divulgação dos dados sobre a pandemia do novo coronavírus no estado. Já são três dias sem a divulgação dos boletins de casos e mortes em decorrência da covid-19 em São Paulo.

Segundo o governador João Doria (PSDB), as informações epidemiológicas sobre a pandemia não estão sendo processadas pela pasta por razões desconhecidas. Os dados são usados para avaliação das políticas públicas de combate ao vírus.

"Um esclarecimento importante é que as informações não estão sendo processadas por motivos que desconhecemos. Foi feito encaminhamento hoje indagando providências necessárias para que esse procedimento seja normalizado", disse durante entrevista coletiva.

Doria cobrou o restabelecimento do sistema. "Não é razoável que o Ministério da Saúde não dê condições ao governo do estado de informar corretamente dados. O problema não é do governo, é do ministério. Suponho que não seja de forma deliberada para prejudicar, porque tem outros estados na mesma situação. Mas estamos confiantes que, não havendo intenção deliberada, que o ministério adote providências imediatas para restabelecimento de informações."

Segundo a última atualização, de quinta-feira (5), São Paulo registrava 1.125.936 casos da doença e 39.717 mortes. De acordo com o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, os dados deixaram de ser fornecidos desde a última sexta-feira (6) por problemas técnicos.

"Assim como nós, alguns outros estados não estão recebendo estes dados", afirmou o secretário. "E nós estamos querendo uma posição do ministério porque temos todas as métricas do Plano de São Paulo. Precisamos ter essas informações para fazer alguma interferência."

Problemas no sistema

O ministério tem enfrentado problemas para inserir os dados em sua plataforma. No sábado, a pasta anunciou estar sofrendo com incidentes na página que estão impactando nos dados deste fim de semana.

"O Ministério da Saúde está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (08/11)", informou na sexta-feira (6).

A plataforma online está sem atualizações desde o dia 4.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Coronavírus