Topo

Esse conteúdo é antigo

Dados da CoronaVac devem estar prontos na próxima semana, diz secretário

O Infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
O Infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 20h41

O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou hoje que os resultados da CoronaVac estão sendo analisados e devem ser compartilhados com o governo "possivelmente na semana que vem". A declaração foi dada durante entrevista para a Globo News.

Os dados devem incluir a taxa de eficácia da CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que está sendo desenvolvida e testada no Brasil pelo Instituto Butantan.

"Na semana passada, foram abertos os trabalhos da fase 3 para saber se a vacina é eficaz e se ela protege contra o vírus. Foram enviados os resultados para um comitê internacional independente, que analisa os dados", explicou Gorinchteyn.

"Possivelmente na semana que vem, nós já teremos esses dados, que serão enviados para a Anvisa. Assim, podemos ter a vacina chancelada e liberada para utilização no programa nacional de vacinação".

Se for incorporada ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, a CoronaVac pode ser distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Hoje, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, anunciou a versão preliminar do plano nacional de imunização contra a covid-19. Segundo ele, a pasta "não descarta nenhuma vacina".