Contra covid, Doria pede que prefeitos aumentem testes e fiscalizem festas
O governo de São Paulo sugeriu aumento de testagem e aperto na fiscalização de festas para combater a covid-19 em reunião virtual hoje com 62 prefeituras do estado. Os representantes eram de cidades que têm apresentado, desde novembro, índices mais preocupantes em relação à doença.
Na última segunda (30), o governador João Doria (PSDB) anunciou que, com um "claro aumento da instabilidade da pandemia", todo o estado passará da fase verde para a fase amarela do Plano São Paulo. O objetivo do encontro foi ouvir as prefeituras para entender os problemas particulares de cada local e poder montar um plano em conjunto.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, foram estabelecidas seis recomendações em comum:
- aumento da testagem;
- acompanhamento de leitos ocupados;
- fiscalização dos protocolos de combate à covid-19 estabelecidos pelo governo;
- estabelecimento do sistema de adesão de contato para rastreamento do vírus;
- fiscalização de festas e eventos;
- estímulo à utilização de máscaras.
"A reunião foi calcada em ações que cada município deve fazer. Cada um colocou suas preocupações com EPIs [equipamentos de proteção], com leitos, testes, exames... Então, foram questões muito práticas das cidades", afirmou Vinholi ao UOL, após a reunião.
Além de Vinholi, participaram o governador João Doria (PSDB), o vice Rodrigo Garcia (DEM), os secretários Jean Gorinchteyn (Saúde), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação) e os médicos José Medina e João Gabbardo, do Centro de Contingência contra Covid-19.
"Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. Todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes, também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, [fazer] testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população", afirmou Gorinchteyn, no encontro.
"Em nome da preservação da vida, vamos precisar muito da cooperação de todos, assim como já obtivemos ao longo dos meses, mas especialmente neste final do ano", afirmou Doria, ao abrir o encontro.
Reconhecemos que as pessoas estão cansadas dado o longo período dessa pandemia. Mas, até a chegada da imunização com as vacinas, não temos outra arma senão a proteção com máscaras, uso de álcool em gel e higienização das mãos, com distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas.
João Doria, governador de São Paulo
O critério de escolha para a reunião desta tarde incluiu municípios com mais de 70 mil habitantes que apresentam ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior, segundo última atualização de 28 de novembro do governo estadual.
Governo fala em aumentar fiscalização
O governo paulista indicou que apoiará a Vigilância Sanitária Estadual no aumento de operações na Grande São Paulo, no interior e no litoral, e que a Polícia Militar pode ser acionada para auxiliar na segurança de fiscais.
A administração também pontuou que guardas civis e Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidas para coibir aglomerações, especialmente festas clandestinas.
"Temos que ter um estado de atenção, e não de alarmismo. O combate à pandemia está nas nossas mãos e nas da sociedade. Quero agradecer a prefeitas e prefeitos por este esforço", acrescentou Garcia.
Veja as cidades que participaram da reunião de hoje:
- Americana
- Araraquara
- Araras
- Arujá
- Atibaia
- Barretos
- Barueri
- Bauru
- Bebedouro
- Caçapava
- Caieiras
- Caraguatatuba
- Carapicuíba
- Catanduva
- Cosmópolis
- Cubatão
- Diadema
- Embu das Artes
- Ferraz de Vasconcelos
- Franca
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Guaratinguetá
- Guarujá
- Guarulhos
- Indaiatuba
- Itanhaém
- Itapecerica da Serra
- Itapetininga
- Itapeva
- Itapevi
- Itapira
- Itaquaquecetuba
- Itatiba
- Jaboticabal
- Jacareí
- Jandira
- Leme
- Lins
- Mairiporã
- Marília
- Mogi das Cruzes
- Mogi Guaçu
- Ourinhos
- Paulínia
- Pindamonhangaba
- Piracicaba
- Poá
- Presidente Prudente
- Ribeirão Pires
- Salto
- Santa Bárbara d'Oeste
- Santana de Parnaíba
- São Carlos
- São José dos Campos
- Sorocaba
- Sumaré
- Suzano
- Taubaté
- Ubatuba
- Valinhos
- Votorantim
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.