Covid-19: Rio planeja vacinar 3,5 milhões de pessoas em quatro etapas
O governo do Rio de Janeiro planeja vacinar mais de 3,5 milhões de pessoas contra a covid-19. O plano de aplicação da vacina, dividido em quatro etapas, prioriza pessoas em grupos de risco e servidores públicos de categorias essenciais, como profissionais de saúde, integrantes de forças de segurança e do sistema prisional.
A informação sobre o plano de vacinação foi antecipada pelo jornal "O Globo" e confirmada ao UOL pelo secretário estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chagas. Segundo ele, a rede já está sendo estruturada para aplicar imediatamente as vacinas.
"A hora que estiverem definidas as vacinas, nós estaremos com a rede preparada para iniciar imediatamente, seja em dezembro, janeiro ou em qualquer outro momento", garantiu.
Sem data para vacinação
O Rio não tem data para iniciar a vacinação, pois ainda aguarda a aprovação de algum imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim que a vacina estiver disponível, a ideia é imunizar 3.564.025 pessoas, em quatro etapas.
Grupo 1 (1,032 milhão de imunizados):
- Idosos com mais 75 anos ou mais;
- Profissionais de saúde;
- Idosos com 60 a 74 anos que vivem em asilos e casas psiquiátricas;
- População indígena;
Grupo 2 (1,5 milhão de imunizados):
- Idosos entre 60 e 74 anos;
Grupo 3 (763 mil de imunizados):
- Pessoas com comorbidades;
Grupo 4 (239 mil imunizados):
- Professores;
- Membros das forças de segurança pública e salvamento;
- Servidores do sistema prisional;
- Presos no sistema prisional
Compra de insumos
De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), um procedimento licitatório para a compra de seringas a serem utilizadas na campanha de vacinação contra o novo coronavírus já foi concluído, e o estado deve receber 8 milhões de unidades em um prazo de dez dias. Um segundo lote com a mesma quantidade de seringas deve ser entregue em janeiro, segundo a previsão da pasta.
Ainda segundo a SES, a rede própria de frio da pasta está apta a lidar com as vacinas para a covid-19, pois é usada regularmente em outras campanhas de vacinação no estado.
O balanço enviado pela pasta ainda afirma que foi iniciada em agosto a aquisição de 164 câmaras refrigeradas, que serão distribuídas para os municípios utilizarem na campanha de vacinação contra o coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.