Vídeo: Idosa com Alzheimer reconhece marido ao receber buquê de flores
É com um buquê de flores nas mãos que Sebastião Mendes Sales, 85, quebrou o coração das redes socias neste final de semana. O gesto também alegrou a presenteada, a mulher Luzia Gavelli Sales, 82 anos, que reconheceu o marido apesar de sofrer do Mal de Alzheimer, doença que compromete a memória.
"Receba as flores que eu lhe dou", disse ele à mulher, diagnosticada há cerca de um ano. Embora pareça um pouco confusa no início, seu neto, André Kuracima, 39, deixou a dica:
"Olha vó, ganhou flores", diz. "De quem?", responde ela. "Do vô", diz ele. "De mim", reforça o marido.
A idosa, então, se lembra do marido, lhe dá um beijo e agradece:
"Muito obrigado", disse ela, antes de deitar a cabeça sobre o ombro de seu Sebastião e brincar: "Você nunca deu nada mesmo..."
"Juntos há 62 anos"
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi ideia do neto, que conversou com o UOL.
"Faz um ano que nós descobrimos que ela está com Alzheimer", diz Kuracima. "Ela está entrando no estágio 3 de 5 e começou a confundir as pessoas."
Principal responsável por cuidar do casal, ele conta que teve a ideia de presentear a avó com flores depois de perceber que o avô, sempre brincalhão, se abateu ao notar que a mulher passou a confundir ele também.
"Meu avô estava abatido, então a gente combinou de entregar as flores", conta. "Eles são o primeiro homem e a primeira mulher um do outro."
O rapaz conta que a avó ainda se lembra das histórias mais antigas da família. "Ontem, ela chorou o dia todo" porque se lembrou da morte da mãe, ocorrida há mais de 20 anos.
"Ela achou que tinha acontecido esta semana e que tínhamos escondido dela", conta o rapaz. "É tudo muito novo pra gente, não é fácil."
É triste, mas tem momentos, como o do vídeo, que é gostoso, traz alegria
André Kuracima, 39
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.