PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Idosa com Alzheimer reconhece marido ao receber buquê de flores

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

13/12/2020 13h02

É com um buquê de flores nas mãos que Sebastião Mendes Sales, 85, quebrou o coração das redes socias neste final de semana. O gesto também alegrou a presenteada, a mulher Luzia Gavelli Sales, 82 anos, que reconheceu o marido apesar de sofrer do Mal de Alzheimer, doença que compromete a memória.

"Receba as flores que eu lhe dou", disse ele à mulher, diagnosticada há cerca de um ano. Embora pareça um pouco confusa no início, seu neto, André Kuracima, 39, deixou a dica:

"Olha vó, ganhou flores", diz. "De quem?", responde ela. "Do vô", diz ele. "De mim", reforça o marido.

A idosa, então, se lembra do marido, lhe dá um beijo e agradece:

"Muito obrigado", disse ela, antes de deitar a cabeça sobre o ombro de seu Sebastião e brincar: "Você nunca deu nada mesmo..."

"Juntos há 62 anos"

Idosos são casados há 62 anos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Seu Sebastião e dona Luzia estão casados há 62 anos
Imagem: Reprodução/Facebook
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi ideia do neto, que conversou com o UOL.

"Faz um ano que nós descobrimos que ela está com Alzheimer", diz Kuracima. "Ela está entrando no estágio 3 de 5 e começou a confundir as pessoas."

Principal responsável por cuidar do casal, ele conta que teve a ideia de presentear a avó com flores depois de perceber que o avô, sempre brincalhão, se abateu ao notar que a mulher passou a confundir ele também.

"Meu avô estava abatido, então a gente combinou de entregar as flores", conta. "Eles são o primeiro homem e a primeira mulher um do outro."

O rapaz conta que a avó ainda se lembra das histórias mais antigas da família. "Ontem, ela chorou o dia todo" porque se lembrou da morte da mãe, ocorrida há mais de 20 anos.

"Ela achou que tinha acontecido esta semana e que tínhamos escondido dela", conta o rapaz. "É tudo muito novo pra gente, não é fácil."

É triste, mas tem momentos, como o do vídeo, que é gostoso, traz alegria
André Kuracima, 39

Saúde