Topo

Esse conteúdo é antigo

SP diz que Doria convidou todos os ex-presidentes para tomarem a CoronaVac

FHC (e), Michel Temer (d) e Sarney têm mais de 75 anos e portanto fazem parte do grupo de risco - Agência Brasil
FHC (e), Michel Temer (d) e Sarney têm mais de 75 anos e portanto fazem parte do grupo de risco Imagem: Agência Brasil

Allan Brito

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2020 08h25Atualizada em 18/12/2020 17h33

O governo de São Paulo disse hoje que o governador João Doria (PSDB) convidou os seis ex-presidentes vivos para serem vacinados contra a covid-19 no estado. Seria uma forma de dar exemplo para a população e estimular a imunização. A informação foi divulgada pela revista Veja e confirmada pelo UOL.

Segundo o governo, José Sarney (MDB, 1985-1990), Fernando Collor de Mello (PROS, 1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2010), Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (MDB, 2016-2018) foram chamados para tomar a CoronaVac no 1º dia de vacinação, prometido para 25 de janeiro.

Procurado pelo UOL, a assessoria de FHC confirmou que o ex-presidente foi consultado e que tomará a CoronaVac, caso ocorra a certificação e o imunizante esteja disponível.

De acordo com a CNN Brasil, Doria disse que Temer e Sarney também teriam aceitado o convite, mas a informação não está confirmada oficialmente.

A assessoria de Lula informou que ele vai viajar para Cuba e que não conseguiu contato para confirmar a questão. "O ex-presidente irá tomar a vacina do Butantan assim que for disponível", acrescentou.

Já Dilma disse à coluna de Leonardo Sakamoto, no UOL, que recebeu o convite através do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, de seu partido. Contudo, como mora em Porto Alegre, não pretende ir a São Paulo tomar a vacina. "Mas se o governador João Doria enviar a vacina, ela tomará a dose com imensa satisfação", afirmou, através de sua assessoria.

Quatro dos seis ex-presidentes integram o grupo de risco acima de 75 anos, um dos prioritários na campanha de vacinação: Sarney (90 anos), FHC (89), Temer (80) e Lula (75). Dilma tem 74 anos, e Collor, 71.

Nos Estados Unidos, três ex-presidentes já afirmaram que aceitam participar da vacinação juntos, com o mesmo objetivo de reforçar a campanha. Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton afirmaram publicamente que aceitam tomar a vacina a Pfizer/Biontech, que começou a ser aplicada nesta semana.