Topo

SP dispersou 6.700 pessoas em festas ilegais de fim de ano, diz prefeitura

Polícia Militar, agentes da Vigilância em Saúde e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo fiscalizaram mais de 50 estabelecimentos denunciados por descumprirem as regras da quarentena entre o Natal e o Ano Novo - Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Polícia Militar, agentes da Vigilância em Saúde e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo fiscalizaram mais de 50 estabelecimentos denunciados por descumprirem as regras da quarentena entre o Natal e o Ano Novo Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 09h46Atualizada em 04/01/2021 12h02

A Prefeitura de São Paulo informou que, nas semanas de Natal e Ano-Novo, dispersou 6.700 pessoas em festas clandestinas organizadas na capital e interditou 11 estabelecimentos que desrespeitaram as regras da quarentena que impedem aglomerações e abertura de serviços não essenciais.

Ao todo, 52 estabelecimentos comerciais denunciados foram vistoriados. Entre os 11 interditados e multados estavam bares na zona leste e um pancadão no bairro Cidade Tiradentes.

Nos dois primeiros dias do ano, quando a cidade estava na Fase Vermelha do Plano São Paulo contra a covid-19, agentes da prefeitura e do governo do estado fiscalizaram 33 estabelecimentos comerciais, denunciados por descumprimento das recomendações de segurança.

De sexta (1º) para sábado (2), 20 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que um, no Brás, foi interditado e de onde foram dispersadas 150 pessoas. Já de sábado (2) para domingo (3), a fiscalização visitou 13 estabelecimentos denunciados. Três deles foram interditados, sendo um bar e uma choperia na zona leste e uma festa no Brás. Dos locais, 445 pessoas foram dispersadas. Não houve resistência e os trabalhos foram realizados de forma pacífica.

"Os proprietários e organizadores destes eventos responderão administrativamente e, com o encaminhamento dos casos às autoridades policiais, poderão também responder criminalmente pelos seus atos. O valor da multa é de R$ 9.231,65, aplicada a cada 250 metros quadrados", informou a Prefeitura.

O número de interdições e dispersões realizadas no Ano Novo foi menor que o do Natal na cidade. Nos dias 25 e 26 de dezembro, as ações já haviam resultado na dispersão de 6 mil pessoas e na autuação e interdição de sete estabelecimentos comerciais, sendo 4 bares, 3 casas de shows, além de um pancadão na região de Cidade Tiradentes.

Na cidade de São Paulo, as denúncias por descumprimento das recomendações de segurança durante a pandemia podem ser feitas pela Central SP156, por telefone e no site (acesse aqui).

Hoje, a maior parte do estado de São Paulo retorna à fase amarela da quarentena. Apenas a região de Presidente Prudente, com 45 municípios, permanece na fase vermelha, devido à alta ocupação de leitos com pacientes com covid-19.