Topo

Esse conteúdo é antigo

Atraso de vacinação no Brasil 'já passa do tolerável', diz Gilmar Mendes

O ministro do STF, Gilmar Mendes, de mãos postas - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O ministro do STF, Gilmar Mendes, de mãos postas Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

03/01/2021 20h33

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes criticou em uma rede social o atraso no início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, em comparação com outros países que já estão imunizando suas populações.

"Os atrasos e recalcitrâncias na importação das vacinas já passam do tolerável. Países vizinhos já estão iniciando a imunização. Estabelecer um cronograma de vacinação é medida urgente. A ignorância não pode prevalecer sobre a ciência", publicou o ministro em sua conta no Twitter.

O Ministério da Saúde afirmou em 29 de dezembro que pretende começar a vacinação contra a covid-19 no Brasil entre o final de janeiro e início de fevereiro. No entanto, é necessário que os fabricantes dos imunizantes obtenham o registro das vacinas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial ou regular.

Ontem, a Anvisa aprovou um pedido de importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.