Topo

Esse conteúdo é antigo

Taxa de transmissão da covid-19 cai no Brasil, mas segue alta

Transmissão está acima do nível de estabilidade - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Transmissão está acima do nível de estabilidade Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

05/01/2021 11h31Atualizada em 05/01/2021 12h39

O Imperial College de Londres divulgou hoje que a Rt (taxa de transmissão) da covid-19 caiu no Brasil, mas o valor atual ainda é considerado alto: 1,04.

De acordo com o estudo da universidade britânica, essa taxa significa que cada 100 pessoas contaminadas pela covid-19 no Brasil transmitem a doença para outras 104. No dia 15 de dezembro, o Rt estava em 1,13.

Esse valor só deixa de ser preocupante quando está abaixo de 1. E mesmo assim é preciso monitorá-lo por um longo período, para ter certeza que não foi afetado por atraso nas notificações.

Neste fim de ano, por exemplo, muitos dias não foram úteis. Feriados e recessos diminuem a quantidade de casos e mortes registrados oficialmente, por causa dos plantões em laboratórios. E portanto isso pode afetar o estudo da taxa de transmissão.

O Imperial College destacou que as notificações de mortes e casos no Brasil estão mudando, e "os resultados devem ser interpretados com cautela".

O levantamento também projetou que o total de óbitos pela covid-19 no país, nesta semana, deve ser de 5.440.

Ontem, o Brasil registrou 562 novas mortes provocadas pela covid-19 em 24 horas, atingindo um total de 196.591 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia. O levantamento foi feito pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.