Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes fala em escalonamento para evitar aglomeração nos transportes do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, descartou as chances de realizar um lockdown na cidade -  Ricardo Borges/Folhapress
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, descartou as chances de realizar um lockdown na cidade Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 11h32Atualizada em 06/01/2021 13h21

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou hoje que estuda fazer um escalonamento nas jornadas de trabalho para reduzir a aglomeração nos ônibus e metrôs e tentar conter o avanço do novo coronavírus na capital. O prefeito disse, porém, que não é possível "fazer milagre".

"Vamos falar a realidade. Impossível você imaginar que no transporte coletivo vai ter um distanciamento social de 2 metros, de 1,5 metro. Não vai acontecer. A gente vai ficar fingindo que vai enfrentar o problema e não vai conseguir enfrentá-lo", disse em entrevista ao RJTV.

As pessoas vão se descolar para o local de trabalho e é impossível você imaginar que numa rede de ônibus você vai ter o distanciamento social de uma pessoa e outra de 1 metro, de 2 metros (...) Em relação aos ônibus, o escalonamento é algo que se pode fazer. Nós estamos analisando
Eduardo Paes, prefeito do Rio, ao RJTV

Paes reforçou que é preciso manter os cuidados básicos para evitar a propagação do vírus, como usar máscara, evitar conversar e comer dentro dos coletivos. "Óbvio que a gente está fazendo esse esforço, mas não tem milagre", disse.

Na manhã de hoje, o prefeito do Rio ficou cerca de 40 minutos fazendo vistoria no Hospital Ronaldo Gazolla. A promessa é que sejam feitas parcerias com a rede privada para ampliar a rede de leitos para conseguir 150 novos leitos.

"A secretaria de Saúde fez uma chamada pública para que essas unidades privadas se apresentassem. Tem um rito processual que será respeitado. Mas em breve a gente sabe que a rede privada dispõe de leitos. A gente quer estar completamente disponível para a população".

Rio sem lockdown

Eduardo Paes descartou as chances de realizar um lockdown no Rio de Janeiro, apesar dos flagrantes de aglomeração nos estabelecimentos comerciais da cidade e do avanço no número de casos.

"Não há um lockdown e não há previsão de haver. Espero que a gente não tenha que chegar nisso."