Topo

Esse conteúdo é antigo

"Guardiões do Crivella" são exonerados da Prefeitura do Rio, diz secretário

Secretário Marcelo Calero participa de entrevista na GloboNews - Reprodução/GloboNews
Secretário Marcelo Calero participa de entrevista na GloboNews Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 18h38

O secretário municipal de Integridade Pública, Marcelo Calero, afirmou na tarde de hoje que os chamados "Guardiões do Crivella", servidores públicos que monitoravam e impediam reportagens sobre a crise da saúde pública em frente a hospitais municipais, foram exonerados da Prefeitura do Rio já no primeiro dia da nova administração do prefeito Eduardo Paes (DEM-RJ).

"A primeira coisa que me surpreendeu é que esses servidores, 80% dessas pessoas que estavam ali, dedicadas a achacar a imprensa, a achacar as pessoas que faziam denúncias na área da saúde, essas pessoas ainda estavam nomeadas. Nós exoneramos essas pessoas. O prefeito [Eduardo Paes] as exonerou no primeiro dia do mandato de nossa gestão. Foi a primeira providência de nossa gestão", disse Calero, durante entrevista à GloboNews.

"Abrimos também uma investigação preliminar, aqui na prefeitura, na esfera administrativa, porque esse assunto já é um objeto de investigação do Ministério Público. E, surpreendentemente, não havia qualquer investigação administrativa em relação a este caso", acrescentou, em seguida.

Revelada pela TV Globo, a ação dos servidores, coordenada por grupos no WhatsApp, tinha o objetivo de impedir as reportagens com gritos para intimidar repórteres e entrevistados.

Na esfera criminal, o MP-RJ (Ministério Público do Rio) e a Polícia Civil apuram se houve participação de Crivella em crimes como associação criminosa, constrangimento ilegal, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e advocacia administrativa, com penas que podem chegar a nove anos de prisão.

Em setembro, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro rejeitou por maioria simples a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito motivado pelo caso. Na esfera criminal, o MP-RJ (Ministério Público do Rio) e a Polícia Civil apuram se houve participação de Crivella em crimes como associação criminosa, constrangimento ilegal, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e advocacia administrativa, com penas que podem chegar a nove anos de prisão.

No fim de setembro, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu, por unanimidade, condenar o prefeito por abuso de poder político e conduta vedada. Como punição, Crivella foi considerado inelegível até 2026. O Tribunal entendeu que ele usou veículos e funcionários da Comlurb, companhia de coleta de lixo do Rio, para promover um evento de campanha de seu filho Marcelo Hodge Crivella, que tentava se eleger deputado federal, e Alessandro Costa, que concorreu a deputado estadual, em julho de 2018.

Em outubro, Crivella conseguiu uma liminar que suspende decisão do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral).