Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião da FAB chega a Manaus com 6 cilindros de oxigênio líquido

9.300kg de oxigênio líquido são entregues em Manaus - Divulgação/ FAB
9.300kg de oxigênio líquido são entregues em Manaus Imagem: Divulgação/ FAB

Colaboração para o UOL

15/01/2021 08h18

Diante da falta de oxigênio para atender pacientes com covid-19 em Manaus, uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou à capital do Amazonas na madrugada de hoje. Ela saiu de Guarulhos às 20h27 de ontem e chegou ao destino às 2h10. É a segunda aeronave da FAB que chega a Manaus para aumentar a quantidade de oxigênio na cidade.

Segundo a FAB, as duas aeronaves utilizadas até agora são do tipo C-130 Hércules. O avião que pousou hoje carregou 6 cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300kg de carga.

A FAB também informou que "está previsto o engajamento de outras aeronaves" para atender Manaus, mas não apresentou mais detalhes. Ontem, em transmissão ao vivo do presidente Jair Bolsonaro, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que, ao todo, seis aeronaves serão utilizadas.

"Estamos já com a segunda aeronave entrando em circuito hoje, a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos - Manaus, e a partir de amanhã entram mais duas e chegaremos a seis aeronaves, totalizando aí algo em torno de 30 mil metros cúbicos por dia, a partir de Guarulhos".

Pazuello também disse que a fila de leitos para atendimento de covid-19 chegou a 480 pessoas. O governo brasileiro pediu ajuda aos Estados Unidos para tentar socorrer a rede de saúde do Amazonas. A Venezuela disse que vai ajudar nesse caso também. A situação levou pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de médicos.