Topo

Agonia por informações e violão: uma noite na porta de hospital em Manaus

17.jan.2021 - Grupo de voluntários leva alimentação e até violão para porta de hospital em Manaus - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Grupo de voluntários leva alimentação e até violão para porta de hospital em Manaus Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Manaus

18/01/2021 13h06Atualizada em 22/01/2021 15h21

O som das ambulâncias que vão e vêm atrapalha a conversa de familiares que fazem vigília na porta do maior pronto-socorro de Manaus. Superlotado com pacientes da covid-19, o Hospital 28 de Agosto, no bairro de Adrianópolis, virou ponto fixo de parentes em busca de informações sobre os internados.

O UOL passou a noite de ontem (17) na porta da unidade conversando com algumas das dezenas de familiares que, temendo um cenário trágico em razão da falta de oxigênio, preferem ficar por perto para uma eventual ajuda. A fim de tentar aliviar a agonia, uma rede de solidariedade com voluntários se formou para apoiar as famílias com alimentação e até roda de violão.

Lógico que a gente aqui está sempre com medo. A gente viu tudo que está ocorrendo. A agonia maior é não ter informação

Fernanda Pinheiro, 35, cuja mãe está internada desde sábado (16)

"Não tive nenhuma notícia do hospital. Se a gente não tiver um conhecido, alguém que ajude dentro do hospital, não consegue saber", afirma ela, que estava "acampada" no local com outros quatro familiares.

17.jan.2021 - Parentes de pacientes na porta do Hospital 28 de Agosto em Manaus - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Parentes de pacientes na porta do Hospital 28 de Agosto em Manaus
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

A reclamação de falta de notícias é unânime. "Eles não deixam entrar com celular, a gente não consegue nenhum contato. Só pessoas conhecidas que estão dentro que passam algo", diz Dulciana Cabral, 43, que também está com a mãe internada no local.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que o serviço é oferecido na tenda de apoio psicossocial montada na Fundação Alan Kardec (FAK), ao lado do hospital. No local, os familiares podem obter informações sobre os pacientes internados.

Os pacientes temem que a qualquer momento sejam chamados com más notícias. O UOL presenciou um funcionário do hospital chamando uma família na porta da unidade para informar sobre a morte do parente internado.

17.jan.2021 - Ambulâncias em frente ao hospital 28 de Agosto, no bairro de Adrianópolis, em Manaus - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Ambulâncias em frente ao hospital 28 de Agosto, no bairro de Adrianópolis, em Manaus
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Rede de solidariedade

Em razão da comoção com o colapso na saúde, muitos grupos de moradores se mobilizaram e foram até a porta do hospital para uma série de ações —distribuição de comida, bebida e máscara, fazer orações e até tocar violão e cantar para animar os parentes.

Para aguentarem os turnos, os familiares se revezam para que sempre tenha alguém, 24 horas por dia, na porta do hospital. Em frente à unidade há apenas uma pequena praça. Não há nenhuma estrutura montada para receber as pessoas, exceto três banheiros químicos.

O vigia Raimundo Nonato, 37, está com o avô de 76 anos internado desde o sábado e reclama da falta de informações do hospital.

A gente não sabe nem se está vivo ou morto, não falam nada

Raimundo Nonato, que espera informações sobre o avô

Para que sempre tenha alguém na porta do hospital, ele se reveza com o irmão —que passou a noite anterior. Desta vez, foi Nonato quem virou a noite. "A gente não dorme, né? A gente passa a noite acordado, conversando, aguardando", diz.

17.jan.2021 - Raimundo Nonato - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Raimundo Nonato
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Ao lado de Raimundo, dividindo o mesmo banco de praça há horas, estava Simone Costa, 47.

"Estou com meu marido internado, passei a noite ontem aqui e vou passar hoje também. Só fui em casa mesmo tomar um banho e descansar, mas estou aqui", diz. "Nem piscar pisquei, a gente fica conversando para passar o tempo", relata.

17.jan.2021 - Simone Costa - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Simone Costa, 47, em Manaus
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Cadeiras de praia para a vigília

Para passar a noite, parentes levaram cadeiras de praia para a porta do hospital. Em uma delas, Suelen Andrade, 36, esperava por informações sobre o avô de 92 anos, internado no sábado.

"Tinha um amigo aí no plantão [que encerrou às 19h] e nos deu informação que ele está estável e medicado. Agora não tenho mais informação, mas ficamos mais tranquilos."

17.jan.2021 - Suelen Andrade e o tio Carlos Lira - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
17.jan.2021 - Suelen Andrade e o tio Carlos Lira
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

O movimento no local está mais tranquilo nas últimas duas noites —por conta da lotação máxima, desde sexta (15) a unidade fechou a triagem e recebe apenas pacientes encaminhados.

Na noite passada, o UOL contou cerca de 20 ambulâncias que deixaram o local com pacientes, aparentemente para transferências para outros estados. A informação sobre o destino deles não foi confirmada.

Moradores de rua também aparecem para aproveitar a solidariedade. "Aqui a gente come bem, coisa rara", diz Gilvanio.