Topo

Esse conteúdo é antigo

Oxigênio doado pela Venezuela deve chegar hoje à noite a Manaus

Carregamento de oxigênio vindo da Venezuela já cruzou a fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima - SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Carregamento de oxigênio vindo da Venezuela já cruzou a fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima Imagem: SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 10h58

O carregamento com 107 mil m³ de oxigênio doados pela Venezuela deve chegar na noite de hoje a Manaus, de acordo com informações do governo do Amazonas.

As carretas, cada uma transportando cerca de 25 mil m³, atravessaram a fronteira do Brasil com a Venezuela na tarde de ontem. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que entrou em contato com o governado de Roraima para dar o apoio necessário à passagem do carregamento pelo estado vizinho.

"Esta é uma das cargas significativas de oxigênio chegando aqui no estado do Amazonas. Deve chegar até terça-feira vindo do Distrito de Bolívar, na Venezuela, e é uma doação que está sendo feita pelo governador daquele estado, que também está vindo ao Amazonas para fazer essa entrega aqui. Isso vai contribuir significativamente para que haja uma estabilidade na nossa rede hospitalar, tanto na capital quanto no interior", afirmou Lima.

Desde a semana passada a rede pública de saúde na capital amazonense vive um colapso. Hospitais sofrem com a falta de cilindros de oxigênio e pacientes com covid-19 tiveram de ser transferidos para outros estados.

Hoje, o consumo diário no Amazonas é de 76 mil m³ e a doação espontânea do estado de Bolívar vai ajudar a atender essa demanda. A capacidade de entrega das empresas tem sido somente de 28.200 m³/dia e o déficit é de 48.300m³/dia, segundo o governo amazonense.

Abastecimento

O Governo do Amazonas está recebendo, em média, quatro voos diários da FAB (Força Aérea Brasileira) com oxigênio líquido para abastecer as unidades de saúde do estado. Cada aeronave tem capacidade para transportar até 5.000 m³ do insumo.

Os insumos estão sendo transportados pelas aeronaves KC 390 e C 130, com grande capacidade para transportar cargas e pessoal. O transporte por linhas comerciais é limitado devido à peculiaridade do oxigênio gasoso, que é altamente inflamável. Por isso, são transportadas até 200 balas de oxigênio, o equivalente a 2.000 m³, por viagem.

Transporte fluvial

A mobilização para o transporte de novas cargas de oxigênio também acontece por via fluvial. Com plantas em diversas cidades do país, a White Martins, fornecedora contratada pelo estado, tem enviado cargas até Belém, de onde é feito o transporte até Manaus por meio de balsas. De Belém, todos os dias, sai uma balsa para suprir a demanda de Manaus.

As balsas aportam na capital amazonense trazendo caminhões com capacidade para transportar 9.000 e 25 mil m³ de oxigênio. Para agilizar a distribuição dos insumos, parte do carregamento desembarca e já percorre toda a rede de saúde da capital para abastecimento.

Parte desse carregamento é levada à sede da empresa em Manaus, onde é feito todo o processo de engarrafamento do oxigênio e, posteriormente, distribuída também para o interior do Amazonas.