Topo

Fiocruz recomenda aplicar uma dose de sua vacina para atingir mais pessoas

Fiocruz adia para março entrega das vacinas da Oxford/AstraZeneca com produção nacional - Getty Images
Fiocruz adia para março entrega das vacinas da Oxford/AstraZeneca com produção nacional Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2021 21h46

Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, afirmou na noite de hoje que existe a recomendação para que apenas uma dose da vacina de Oxford seja aplicada em um primeiro momento, fazendo com que mais pessoas possam ser vacinadas.

"O programa que vem sendo usado pela Inglaterra e outros países, é aproveitar a característica da vacina e disponibilizar a vacina para mais pessoas.", disse Krieger em entrevista à GloboNews. O vice-presidente completou dizendo que as outras vacinas não têm esses dados.

Segundo Krieger, a vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca tem eficácia de 73% por 120 dias a partir da primeira dose, o que já diminuiria a carga viral populacional e ajudaria na contenção da transmissão da doença.

"Tratamos a segunda dose como um reforço. Não é uma vacina que precisa de duas doses, já que tem uma eficácia com a primeira dose. Dados científicos mostram que o esforço nesse espaço de tempo (120 dias) aumenta um dos componentes da resposta imune em cerca de 7x e eleva a eficácia para acima dos 80%.", explicou.

Chegada das doses de vacina vindas da Índia

O vice-presidente confirmou a chegada amanhã das primeiras doses dos imunizantes que tiveram a exportação liberada pela Índia hoje. A expectativa é que amanhã a noite a equipe da Fiocruz já esteja verificando as vacinas para aplicação.

"Recebendo amanhã no final da tarde em São Paulo, vai chegar à noite na Fiocruz e nossa equipe vai ficar trabalhando durante a madrugada para liberar [a vacina] sábado a tarde", afirmou ele.

De acordo com Krieger, o processo seguinte corresponde à fase de rotulagem e checagem de qualidade, para garantir que o imunizante permaneça eficaz.