Ministério da Saúde promete 50 leitos clínicos de enfermaria em Manaus
O Ministério da Saúde prometeu hoje mais 50 leitos clínicos e cem profissionais para atuar na enfermaria de campanha que está sendo montada no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. O titular da pasta, general Eduardo Pazuello, diz que o estado é prioridade após a crise causada pela falta de oxigênio e lotação de hospitais.
"São ações estratégicas que estão sendo adotadas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento desta crise e, consequentemente, a redução de mortes e do avanço da doença na cidade de Manaus, com reflexos no interior do Estado", explicou o general Pazuello. "Estamos atendendo tudo o que foi pedido pelo Governo do Amazonas. O estado tem prioridade nesse momento", completou.
Ainda foi prometido a montagem de 12 usinas para produção de oxigênio, onde duas estão sendo instaladas na enfermaria de campanha que está sendo construída. Elas possuem a capacidade de produzir 26 metros cúbicos de oxigênio por hora, suficientes para o número de leitos, segundo o Ministério da Saúde.
Outras duas usinas começaram a ser montadas ontem no Hospital Universitário Francisca Mendes e no Hospital Dr. João Lúcio. O Instituto de Saúde da Criança do Amazonas também receberá uma unidade. Outras duas não tiveram destino estabelecido. Outras cinco usinas doadas pelo Hospital Sírio Libanês serão enviadas para o interior do estado.
Ontem, sem citar Manaus, Pazuello afirmou que os governos estaduais e municipais são os verdadeiros responsáveis por executar ações de saúde.
"O ministério não tem ação prática na sua constituição", afirmou ele em evento de lançamento de plataforma de treinamento de agentes de saúde que aplicarão as vacinas para enfrentar a pandemia de coronavírus, organizado pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), em Brasília.
"Quais são as tarefas e responsabilidades do nível federal? Ele tem responsabilidade normativa, projetos, programas, recursos, acompanhamentos. Tem todo o trabalho de distribuição de vacinas, contratação de grandes projetos de desenvolvimento. Discute os tetos de atendimento de média de alta complexidade, recebe demanda de estudar essas demandas para ver a seleção correta."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.