Estados começam a distribuir as doses da vacina de Oxford às cidades
Os estados brasileiros já receberam as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca liberadas ontem pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Alguns começaram a distribuição aos municípios já hoje, outros informaram que começarão a entregar as doses ao longo desta semana.
Paraná
O Paraná foi o primeiro estado a iniciar a distribuição para o interior e litoral hoje e concluiu a entrega em oito horas. Todas as 85.500 doses enviadas ao estado já chegaram às 22 regionais de saúde e a expectativa é que a imunização comece já amanhã nos municípios.
"Distribuída em tempo recorde, menos de oito horas, a distribuição deste segundo lote vai permitir que os 399 municípios do Paraná possam começar a aplicar os imunizantes contra a covid-19 a partir das 8h desta segunda-feira (25), em todas as 1.850 salas de vacinação espalhadas pelo Estado", informou a Secretaria de Saúde do estado em seu site.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, estado sede da Fiocruz, foi o primeiro a receber suas doses e já informou que começará amanhã a distribuição para as cidades. Além disso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado informou que todas as doses terão aplicação imediata, já que a segunda dose da vacina pode ser ministrada em até 90 dias, tempo suficiente para uma nova produção.
De acordo com o governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já está com toda a logística aérea e terrestre preparada para que as vacinas sejam entregues aos municípios a partir da manhã.
"Uma grande operação foi montada para que todas as cidades possam dar início a essa nova fase da vacinação assim que receberem as doses e as recomendações técnicas da secretaria, oriundas do ministério", disse o governo do RJ em nota.
São Paulo
Já São Paulo, estado que recebeu o maior lote (501 mil), ainda não soube precisar uma data para início da distribuição, a Secretaria Estadual de Saúde disse apenas que será feito ainda nessa semana. O estado recebeu suas doses em dois voos e as encaminhou ao centro de distribuição da secretaria, no bairro de Pinheiros.
"As grades serão programadas pela equipe técnica do Plano Estadual de Imunização (PEI) de SP para envio regionalizado no decorrer da semana, visando abastecer as 645 cidades", informou a secretaria ao UOL.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também confirmou em seu Twitter o início da distribuição para as cidades já neste domingo e cobrou do governo federal mais agilidade na compra e envio de novas doses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.