Conselho apurará conduta de técnica de enfermagem que fingiu vacinar idosa
A conduta da técnica de enfermagem que simulou aplicar a vacina contra a covid-19 em uma idosa de 97 anos, em um ponto da campanha de vacinação em Maceió, na tarde de ontem, será apurada pelo Coren-AL (Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas).
O órgão vai abrir um processo ético disciplinar para investigar o caso, que foi descoberto após filmagem feita pela cuidadora da idosa. Hoje, a Prefeitura de Maceió informou que encontrou a seringa e o imunizante no local de descarte do espaço onde estava a profissional.
A idosa foi levada ao estacionamento do Pátio Shopping, no bairro Benedito Bentes, por volta das 12h, mas teve apenas o braço esquerdo furado pela agulha, sem que o líquido da vacina fosse injetado pela técnica de enfermagem, que não teve o nome divulgado. O UOL tenta localizá-la desde ontem.
Após filmar a cena, a cuidadora da idosa mostrou a imagem para os familiares da vítima, que ficaram indignados e procuraram os responsáveis pela campanha de vacinação. Após ter sido constatada a fraude, a vacinação foi feita corretamente por outra profissional de saúde.
O Coren-AL se reuniu hoje com o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, para definir a apuração do caso em conjunto. O conselho abrirá um processo ético disciplinar para investigar a conduta da profissional, com ampla defesa e contraditório, e a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) abrirá um processo administrativo. Ontem, a técnica de enfermagem foi afastada das funções.
"Ainda não nos cabe julgar a profissional, precisamos entender o que aconteceu. A enfermagem sempre esteve na linha de frente dessa pandemia, não podemos apontar o dedo para o primeiro equívoco sem saber de todos os detalhes", afirmou o presidente do Coren-AL, Renné Costa.
A Prefeitura de Maceió informou, na tarde de hoje, que a seringa com o imunizante foi encontrada no local de descarte onde a técnica de enfermagem trabalhou ontem. A prefeitura afirmou que o fato causou "indignação" e que se trata de um "caso isolado".
Após o ocorrido, a prefeitura afirmou que mudou o protocolo de vacinação, com ampliação da fiscalização da campanha e determinou que o profissional de saúde que for vacinar alguém terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.
O MPE-AL (Ministério Público Estadual de Alagoas) informou que vai instaurar uma Notícia de Fato para apurar o ocorrido, nos próximos dias, para apurar a ação da técnica de enfermagem. O órgão afirmou que o promotor Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, recebeu o vídeo e entrou em contato com Pedro Madeiro, que teria admitido que "houve uma falha".
O vídeo
Nas imagens feitas pela cuidadora da idosa, a técnica de enfermagem prepara o local da injeção passando um algodão, depois injeta a agulha e não aperta o êmbolo, deixando todo o líquido dentro do cilindro. "Isso dá reação?", questiona a cuidadora da idosa. A técnica responde em seguida: "geralmente, eu não vejo ninguém comentar até agora". A cuidadora pergunta: "só isso?". "Só", responde a técnica de enfermagem, enquanto retira a injeção intacta e passa o algodão no braço da idosa.
Em seguida, a cuidadora enviou o vídeo para o grupo da família, e os familiares da idosa ficaram estarrecidos ao notarem que o imunizante não foi injetado.
Familiares da idosa procuraram o responsável pela vacinação para relatar o ocorrido e, após ter sido constatado que ela não tomou a vacina, uma profissional de saúde fez a aplicação correta da vacina.
"Graças a Deus que a vacinação foi filmada porque, se não fosse o vídeo, iríamos acreditar que minha avó tinha sido imunizada. Apesar de 97 anos, ela é muito ativa e estava chateada de ficar em casa todos esses meses e sem receber visitas dos filhos e netos. Temos um grupo dos netos e estávamos comemorando que ela estava tomando a vacina, que iria poder nos ver. Quando vimos o vídeo, verificou-se que não tinha sido aplicada a vacina e isso gerou uma indignação", contou uma neta da idosa, que pediu para não ser identificada.
Vacinação em três locais de Maceió
A capital alagoana ampliou ontem o público-alvo da campanha de vacinação disponibilizando a vacina para idosos com idade a partir de 85 anos. Até agora, dois mil idosos acima dos 85 anos foram vacinados em Maceió. São 6.800 doses disponibilizadas para os idosos desta faixa etária.
A vacinação em Maceió ocorre em três locais: os estacionamentos do bairro de Jaraguá (drive thru), do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e do Pátio Shopping, no Benedito Bentes. A vacinação ocorre das 10h às 16h diariamente.
Segundo dados de hoje da Secretaria Estadual da Saúde, Alagoas tem 116.773 casos do novo coronavírus e 2.728 mortes. Maceió contabiliza 43.155 infectados pelo vírus e 1.222 óbitos. A taxa de ocupação de leitos, dos 728 exclusivos para pacientes com covid-19, é de 42%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.