Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador do PI diz que Saúde comprará 54 milhões de doses da CoronaVac

Governador do PI diz que Ministério da Saúde comprará 54 milhões de doses da CoronaVac - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Governador do PI diz que Ministério da Saúde comprará 54 milhões de doses da CoronaVac Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 14h32Atualizada em 29/01/2021 16h00

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou hoje que o Ministério da Saúde irá adquirir as 54 milhões de doses da CoronaVac adicionais previstas no contrato assinado com o Instituto Butantan. O acordo aconteceu após conversa do chefe do executivo piauiense, que também é coordenador da temática da vacina no Fórum Nacional dos Governadores, com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

"Confirmado que o Ministério da Saúde vai comprar as 54 milhões de doses do Butantan, completando as 100 milhões de doses para o Plano Nacional de Imunização. A proposta sempre foi de comprar toda produção e agora informo que pode garantir aos governadores que vamos celebrar contrato e comprar o lote de 54 milhões de doses, completando 100 milhões de doses", explicou Wellington Dias.

Inicialmente, o governo federal adquiriu 46 milhões de doses — das 100 milhões que seriam produzidas — e as incluiu no PNI (Plano Nacional de Imunização) e distribuídas proporcionalmente aos estados.

O Butantan cogitou na terça-feira (27) vender as doses remanescentes para outros países da América do Sul caso a União não se manifestasse. Já na quinta-feira (28), Dimas Covas, diretor do órgão vinculado ao Governo de São Paulo, declarou que poderia negociar essa remessa diretamente com estados e municípios interessados.

Procurado pelo UOL, o Butantan confirmou que hoje foi sinalizado o interesse de compra pelo Ministério da Saúde, que irá assinar o contrato na próxima semana. Com isso, o instituto poderá "planejar logisticamente sua produção fabril para atender à demanda do PNI e, assim, entregará um total de 100 milhões de doses ao Brasil."

Está previsto para o dia 3 de fevereiro a chegada de 5.400 litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), vindos da China, encaminhados pela farmacêutica Sinovac, para o envasamento de mais 8,6 milhões de doses nas próximas semanas.