PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Todo o estado de São Paulo entra na fase vermelha até as 6h de segunda

PAULO GUERETA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: PAULO GUERETA/ESTADÃO CONTEÚDO

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 20h00

A partir das 20h de hoje, todo o estado de São Paulo entrou na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização, devido à pandemia do novo coronavírus. Durante todo o fim de semana até as 6h de segunda-feira, apenas serviços essenciais poderão funcionar.

Na semana passada, o governador João Doria anunciou novas mudanças nas fases do Plano SP a fim de conter o aumento dos casos de covid-19 no estado. Segundo as determinações, seis regiões ficam integralmente na fase vermelha, enquanto a Grande São Paulo e demais regiões ficam na fase laranja.

Porém, Doria determinou que todos os dias o estado de São Paulo entra na fase vermelha a partir das 20h até as 6h do dia seguinte. Isso acontece também durante o dia inteiro aos fins de semana e feriados. A mudança vale a partir deste fim de semana e se repetirá no próximo. Os demais serão avaliados posteriormente.

Hoje houve uma nova reclassificação em três regiões, mas ela só passa a valer a partir de segunda-feira (1º). Sorocaba e Presidente Prudente avançam para a fase laranja enquanto Ribeirão Preto regride para a vermelha. A capital paulista continuará na fase laranja nos dias úteis.

Na fase vermelha, só é permitido o funcionamento de setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Serviços como bares e restaurantes só podem funcionar com retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Já na fase laranja, funcionam academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, mas apenas por oito horas diárias. O atendimento presencial é limitado a 40% da capacidade, com encerramento às 20h. Bares ainda não funcionam nesta fase.

A Grande São Paulo e as regiões de Araraquara, Araçatuba, São João da Boa Vista, Campinas, Baixada Santista, Piracicaba, Registro, São José do Rio Preto, Sorocaba e Presidente Prudente retornam à fase laranja na segunda-feira a partir das 6h.

A partir de segunda-feira, 82% da população do estado estará na fase laranja do Plano São Paulo, enquanto 18% estará na fase vermelha.

Desde o início da pandemia, 52.722 pessoas já morreram no estado pela covid-19. As taxas de ocupação dos leitos de UTI estão em 69,4% na Grande São Paulo e 69,9% no estado. Atualmente, há 5.907 pacientes internados com a doença em UTIs do estado, enquanto outros 7.206 estão em leitos de enfermaria.

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, São Paulo tem atualmente uma média de 220 mortes diárias por covid-19, o que aponta para uma tendência de estabilidade da doença no estado.

Coronavírus