Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: 2 regiões melhoram índices e avançam de fase; capital segue na laranja

Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

29/01/2021 13h52

As regiões de Sorocaba e Presidente Prudente melhoraram os índices e avançaram para a fase laranja no Plano São Paulo enquanto Ribeirão Preto regrediu para a vermelha. Com isso, 78% da população (10 regiões) paulista está na fase de alerta do plano de reestruturação econômica e 22% (7 regiões) enfrentam as medidas mais restritivas.

A região da Grande São Paulo, que inclui a capital, segue na fase laranja, que prevê medidas restritivas como a proibição de atendimento presencial em bares e o funcionamento de restaurantes apenas até as 20h, com capacidade reduzida. O anúncio foi feito na tarde de hoje pelo governo paulista.

As mudanças só passam a valer a partir de segunda-feira (1º). Assim, a partir de amanhã (30) o estado paulista inteiro não poderá ter atendimento presencial em bares e também restaurantes, além de apenas atividades essenciais terem permissão para funcionar no comércio. Inicialmente, a medida é válida por dois finais de semana, até 7 de fevereiro.

A reclassificação de hoje foi antecipada segundo o plano anunciado na semana passada pela própria gestão do governador João Doria (PSDB). Na última sexta-feira (22), após informar a regressão de seis das 17 regiões do estado para a fase vermelha e passar a Grande São Paulo da amarela para a laranja, o governo paulista prometeu uma nova atualização apenas para 8 de fevereiro.

A semana que vem terá novamente regras da fase vermelha para todas as regiões entre 20h e 6h, com o objetivo principal de restringir a vida noturna no estado.

Melhora em leitos

A reclassificação de hoje levou as regiões de Presidente Prudente e Sorocaba para a fase laranja por causa da melhora em índices como a ocupação de leitos de UTI. Segundo dados do governo paulista, Presidente Prudente tem ocupação de 73,8% e Sorocaba 72,4%.

mapa - Reprodução - Reprodução
Mapa da reclassificação do Plano SP de hoje
Imagem: Reprodução

Já Ribeirão Preto, que regrediu para a vermelha, tem 82% das suas UTIs dedicadas à covid-19 ocupadas. A situação mais crítica nesse aspecto no estado é da região de Bauru, com 86,3% de ocupação.

Com a nova atualização, o estado tem 82% da sua população na fase laranja do Plano São Paulo, com 11 regiões. Outras seis estão na vermelha, com 18% dos habitantes paulistas.

No estado como um todo, as medidas mais restritivas têm ajudado a diminuir as internações, que caíram 9% na última semana. Já as mortes apresentaram apenas leve queda, de 1%.

Desde o início da pandemia, 52.722 pessoas já morreram no estado pela covid-19. Atualmente, há 5.907 pacientes internados com a doença em UTIs do estado, enquanto outros 7.206 estão em leitos de enfermaria.