Topo

SE registra variante do vírus que só circula no estado, diz pesquisador

Imagem ilustrativa de um teste positivo para Coronavírus - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa de um teste positivo para Coronavírus Imagem: Divulgação/Pixabay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2021 20h10

O Sergipe identificou uma nova variante do coronavírus circulando no estado e que ainda não foi registrada em nenhum outro local do país, informou Cliomar Alves, superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Em entrevista à TV Globo, Cliomar Alves afirmou que essa linhagem é predominante nos Estados Unidos.

"Existe uma das linhagens que foi identificada pela FioCruz que é a B.1.1.251, e somente o estado de Sergipe identificou e depositou no GISAID, o Banco Mundial de Sequências Genéticas do Coronavírus. Essa linhagem foi identificada em maior circulação nos Estados Unidos, 70%, e no Reino Unido, em torno de 20%.", explicou ele.

Ainda não se sabe se o paciente infectado com essa variante esteve no exterior ou em contato com alguém que esteve fora do país. O paciente passa bem e seu histórico está sendo investigado.

Foram identificadas sete variantes entre as amostras colhidas pelo Lacen e nenhuma delas faz parte do grupo das novas variantes encontradas em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul e que vêm preocupando o mundo nas últimas semanas.

"Nós não temos o registro delas aqui, o que não significa que elas não estejam circulando. Nós vamos continuar investigando todas as amostras necessárias.", alertou Cliomar Alves.