Fiocruz diz esperar informações sobre idoso que morreu após tomar vacina
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) afirmou que acompanha o desenrolar das investigações do caso de um idoso de 83 anos que morreu no último sábado (30), dois dias após tomar a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19, em Manaus.
"Com relação ao caso relatado em Manaus, a Fiocruz vem acompanhando e aguarda informações das investigações que vêm sendo conduzidas pelas autoridades de saúde locais", disse a fundação em nota, que completou afirmando que a vacina é segura para idosos.
"A vacina Oxford/AstraZeneca já teve seu uso autorizado pelas agências regulatórias da União Europeia, Índia, Reino Unido e Brasil, e mais de 5 milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o mundo", relembrou.
O caso foi reportado pela Prefeitura de Manaus, que repassou uma coleta de sangue do idoso para o Crie (Centro de Referência de Imunobiológicos), vinculado à Secretaria de Saúde do Amazonas.
De acordo com um familiar do idoso, ele estava apresentando sintomas gripais, porém, como eram "leves", resolveram levá-lo mesmo assim para se vacinar.
"Ele também tinha pressão alta, mas tomava remédio. Agora só sabendo o laudo, vamos esperar, mas achamos melhor informar à FVS pela coincidência", disse.
* Com informações da Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.