Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador do PI diz que até março estados terão 10% da população vacinada

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que lidera o tema da vacina conra a covid-19 no Fórum Nacional de Governadores -  Agência Brasil
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que lidera o tema da vacina conra a covid-19 no Fórum Nacional de Governadores Imagem: Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 14h59

Governadores participaram hoje de uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para definir o prazo de entrega dos 100 milhões de ingredientes farmacêuticos ativos (IFA) necessários para a produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil. Com a definição do cronograma, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema no Fórum Nacional de Governadores, acredita que os estados poderão vacinar 10% da sua população até março.

"Foi acertado em um cronograma que vamos ter uma entrega já neste sábado do IFA e mais três lotes neste mês de fevereiro até o começo de março, e isso vai permitir que até março nós possamos alcançar no Brasil, em cada estado, algo como 10% da população vacinada", afirmou Dias em um vídeo divulgado após a reunião.

Além disso, teria sido dada aos estados "a garantia de um cronograma para que com a antecipação dos insumos possamos em março, abril, ter a produção de vacina no Brasil para vacinar toda a fase 1, 50 milhões de pessoas", completou o governador.

No encontro, os 25 estados participantes defenderam a compra de vacinas diretamente do laboratório da China, o que será feito via Instituto Butantan, que é quem produz a vacina CoronaVac no Brasil. Além disso, Dias confirmou uma agenda com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para falar sobre a necessidade de que o país tenha várias vacinas contra covid-19 à disposição da população.

"Teremos já uma agenda com o ministro Pazuello, prevista para a próxima terça-feira, onde o objetivo é que tenhamos o reconhecimento de múltiplas vacinas, agora com essa nova lei do Senado, para que tenha validação, autorização, para que possamos, a partir do excedente da compra do ministério, garantir vacinas para outras linhas estratégicas. Vacinar o pessoal da saúde, da segurança, do comércio, da construção civil, ou seja, avançar a vacinação para mais cedo alcançar a imunização no Brasil", finalizou.