Saúde e Fiocruz anunciam para terça chegada de 2 mi de doses da AstraZeneca
O Ministério da Saúde e o Instituto Fiocruz anunciaram hoje a chegada de mais dois milhões de doses da vacina contra covid-19 da Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica Astrazeneca. As doses, vindas da Índia, chegarão amanhã no Brasil.
Os imunizantes, produzidos pelo Instituto Serum, da Índia, embarcaram na cidade indiana de Mumbai nesta segunda-feira e devem chegar ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 6h55 de terça-feira.
Após os trâmites alfandegários, as doses vão seguir para o Rio de Janeiro em voo da empresa Latam, e desembarcarão no aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador (zona norte).
As vacinas serão encaminhadas para Bio-Manguinhos/Fiocruz, onde vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
O processo acontecerá ao longo desta terça-feira e a previsão é de que as doses estejam prontas para distribuição ainda na madrugada de quarta-feira
Em nota oficial divulgada hoje, o Ministério da Saúde informou que, na próxima semana, o Brasil deve receber mais dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Com o insumo, é esperada a produção de 12 milhões de doses da vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a Oxford/Astrazeneca.
"A iniciativa de importar mais doses é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas no Brasil, com o objetivo de aumentar a oferta de imunizantes frente ao quadro epidemiológico da covid-19 no país", explicou o Ministério da Saúde em nota.
Doses de vacina no Brasil
O Ministério da Saúde prevê mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 disponíveis para imunização do povo brasileiro até o final do mês de julho.
Totalizaremos até 31 de julho quase 231 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, ou seja, o suficiente para dar mais tranquilidade de proteção à população contra essa doença", assegurou o ministro Eduardo Pazuello.
(Com Agência Estado)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.