SP chega a 2 milhões de doses aplicadas; veja ranking da vacinação
O estado de São Paulo atingiu ontem a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas contra covid-19. O governador João Doria comemorou hoje essa realização e apresentou uma atualização do ranking de municípios com mais pessoas vacinadas.
"São Paulo ultrapassou 2 milhões de vacinados. É um número extraordinário. Apenas como referência, se São Paulo fosse um país, estaria em 9º lugar no mundo como o que mais aplicou vacinas", afirmou Doria, em entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Até o começo da tarde de hoje, o total de vacinados era de 2.033.582, sendo que 1.642.810 receberam só a primeira dose. E 390.772 pessoas já receberam a segunda dose. Regiane de Paula, coordenadora da vacinação no estado, elogiou o desempenho dos municípios, que aplicam os imunizantes.
Entre as cidades de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, São Caetano do Sul é a que tem maior proporção de vacinados, com 9,6%. Na sequência aparecem Santos (7,4%), Botucatu (7,3%), Catanduva (7,1%), Barretos (7%), Araraquara (6,2), Presidente Prudente (6,1%), Bauru (6,1%), Marília (6,1%) e São José do Rio Preto (6%).
O total de vacinados até o início da tarde de hoje representa 3,5% da população de São Paulo imunizada com a primeira dose e 0,84% com a segunda. Na comparação com outros estados, segundo dados recolhidos até ontem pelo consórcio de veículos da imprensa, do qual o UOL faz parte, o estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul (3,64%), Mato Grosso do Sul (3,80%), Roraima (3,81%) e Amazonas (5,12%) no percentual de vacinados com a primeira dose.
Regiane informou que, ainda nesta semana, deve anunciar quando novas faixas etárias da população poderão ser vacinadas. Até agora São Paulo aplicou imunizantes em idosos com mais de 85 anos, além de profissionais de saúde, indígenas e quilombolas.
Questionada sobre a polêmica das "vacinas de vento", que surgiu recentemente no estado, a coordenadora disse que há poucos registros de enfermeiros que tenham aplicado a seringa vazia, sem dose de vacina. Mas afirmou que as denúncias estão sendo investigadas.
"Gostaria de lembrar que são casos isolados e estão sendo investigados. O governador fez um decreto dizendo que tudo tem que ser apurado e terá responsabilização financeira do agente público e de quem está envolvido. Estamos apurando e criando na Secretaria de Saúde um comitê intersecretarial para resolver isso. E o Ministério Público tem acompanhado", disse Regiane, acrescentando que a população deve ficar atenta e fiscalizar também no momento da vacinação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.