Piauí decreta toque de recolher para tentar conter avanço da covid-19
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou decreto no qual determina o toque de recolher em todo o estado, entre 23h e 5h, como forma de combate à pandemia da covid-19. A nova regra começa a valer à meia-noite desta quarta-feira e vai até o dia 4 de março.
"Estamos publicando um decreto com novas medidas de restrição no Piauí. Vivemos um dos momentos mais críticos da pandemia no nosso estado, com alta ocupação nos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", justificou o governador, nas redes sociais.
Além do toque de recolher, Dias também propôs outras medidas de restrição, como apenas o funcionamento de atividades essenciais aos fins de semana. As escolas poderão funcionar seguindo os protocolos sanitários, mas "não devem ter aulas presenciais aos sábados".
Segundo o decreto, a fiscalização das medidas determinadas será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, e com colaboração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Federal.
"Entendo que todas as pessoas já estão há muito tempo neste sacrifício, mas estamos chegando em um patamar muito avançado de adoecimentos. Estamos trabalhando também para o aumento de número de leitos [destinados à covid]", pontuou Dias.
A ocupação de leitos de UTI destinados à covid chegou a 93% em Teresina, capital do Piauí, no último fim de semana, segundo a Fundação Municipal de Saúde. Dos 113 totais, 105 estavam ocupados.
Números da covid-19
O Brasil apresentou hoje (23) a terceira maior média móvel de mortes por covid-19 em toda a pandemia e a segunda maior no ano de 2021. Nos últimos sete dias, a média de óbitos causados pela doença foi de 1.095. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações transmitidas pelas secretarias estaduais de saúde.
Das regiões, apenas o Norte teve queda (-16%) após dias seguidos em estabilidade. Já Nordeste (39%) e Sul (37%) tiveram aceleração. Centro-Oeste (13%) e Sudeste (-7%) se mantiveram estáveis.
O Piauí já registrou, até agora, 171.032 casos confirmados e 3.274 mortes em decorrência da doença, segundo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de saúde. (Veja mais detalhes no gráfico abaixo)
- Piauí: estável (0%)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.