Estudo: Transmissão da covid sobe no país e indica doença fora de controle
A taxa de transmissão da covid-19 no Brasil teve uma alta expressiva, de acordo com um levantamento feito pela universidade britânica Imperial College de Londres. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (2), e faz um comparativo com o levantamento divulgado na semana passada pela instituição.
Agora, o Rt, que é o índice que mede a transmissão, está em 1,13, ante os 1,02 e 1,03 apresentado em dias anteriores.
A margem do Rt brasileiro para o Imperial College pode variar entre 1,10 e 1,15. Quando o índice de transmissão está acima de 1, significa que a covid-19 está sem controle. Desde dezembro o Brasil apresenta uma taxa de Rt acima de 1.
Segundo as projeções, o Brasil poderá registrar 9.190 mortes pela covid-19 nesta semana. A universidade britânica acredita que, no pior dos cenários, os casos fatais no país podem chegar a 9.500.
O Rt é o principal referente quando é necessário observar o avanço da pandemia do novo coronavírus. O Rt em 1,13 equivale a 100 brasileiros contaminados transmitindo a doença para outras 113 pes,soas.
O Iraque tem a maior taxa de transmissão da semana, com 1,35, seguido pela Palestina, que tem 1,26 e pela Bulgária, com 1,24.
Os menores índices foram registrados na Suécia, que teve Rt de 0,53, na Suíça, 0,56 e em Portugal, 0,56.
Avanço da covid-19 no Brasil
O Brasil atravessa o pior momento da pandemia, com média móvel alcançando a marca de 1.224 nesta segunda-feira (1º), de acordo com dados do consórcio formado pelo UOL, O Globo, Extra, G1, Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo.
A média móvel de domingo (28) foi de 1.208 e a de sábado (27) foi de 1.180. O índice é feito a partir da soma do resultado dos últimos sete dias, dividido por sete, que mostra a evolução da covid-19 no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.