Topo

O que abre e o que fecha: Toque de recolher e restrições começam hoje no RJ

Movimentação no calçadão da praia de Ipanema, na zona sul do Rio - Ellan Lustosa/Código19/Estadão Conteúdo
Movimentação no calçadão da praia de Ipanema, na zona sul do Rio Imagem: Ellan Lustosa/Código19/Estadão Conteúdo

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio

05/03/2021 04h00

A partir de hoje entram em vigor as novas medidas restritivas para combater o avanço da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. As ações valem a partir das 17h desta sexta (5) até o dia 11 de março, quando serão reavaliadas.

As restrições foram adotadas após alerta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o aumento do número de casos e mortes por covid-19. Veja a seguir o que abre e o que fecha:

Bares, restaurantes e boates

Bares e restaurantes só poderão abrir ao público entre 6h e 17h com circulação limitada a 40% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam em shoppings. Os estabelecimentos podem funcionar após as 17h com serviço de entrega, mas o sistema take away fica proibido.

O proprietário pode ser multado caso descumpra as determinações, e o estabelecimento interditado pela PM mesmo sem a presença de um fiscal da prefeitura

Boates, casas de show e rodas de samba que estavam funcionando com capacidade reduzida, agora estão proibidos.

Toque de recolher

A partir de hoje também fica proibida a permanência de pessoas entre 23h e 5h em praças e áreas públicas da cidade, mas a livre circulação está mantida. Isto é: após as 23h, o pedestre não poderá parar em locais públicos ou estabelecimentos.

Caso a pessoa esteja, por exemplo, voltando do trabalho ou indo a uma farmácia, não será multado. Porém, não poderá parar em algum lugar para encontro com outras pessoas.

Se surpreendido por fiscais, será multado em R$ 562,42 —antes o valor era de R$ 112,48— a partir da identificação pelo CPF. A fiscalização será feita pela Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Shoppings, academias e feiras

Shoppings centers, lojas de rua e academias terão de fechar mais cedo, às 20h —até então, o funcionamento estava normal. A lotação será de 40% da capacidade dos espaços com exigência de cumprimento de medidas de proteção, como álcool em gel à disposição e obrigatoriedade do uso de máscara.

As feiras livres, de comercialização de alimentos, continuam com funcionamento permitido. Porém, com a nova determinação, as feiras especiais —de ambulantes e feirartes— como por exemplo, feirinhas de artesanato e roupas, ficam proibidas.

Praia, orla e áreas de lazer

Com relação ao banho de mar ou a permanência na areia —tanto para tomar sol ou praticar atividade física— nada foi alterado. Porém, quiosques, ambulantes e barraqueiros estão proibidos de exercer atividades até a próxima semana.

Com relação ao estacionamento na orla, a prefeitura não fez qualquer alteração. As áreas de lazer podem funcionar normalmente no fim de semana com o fechamento das pistas junto ao calçadão na zona sul.

Supermercados e farmácias

Neste setor, nada muda. Ambos podem funcionar normalmente desde que com a lotação limitada a 40% da capacidade.

Os serviços assistenciais de saúde e de assistência veterinária, comércio de combustíveis, a cadeia de abastecimento e logística, o transporte de passageiros e os serviços de entrega em domicílio também não sofreram qualquer alteração.

Escolas e creches

As unidades públicas e particulares podem funcionar normalmente desde que respeitando as regras de distanciamento social. Nesta quarta-feira (3), o município voltou com as aulas presenciais. Nesta primeira fase só retomaram as atividades os estudantes da pré-escola, do 1º e do 2º anos do ensino fundamental.

Igrejas, cultos e templos

O funcionamento continua permitido, porém com capacidade máxima de 40% e a adoção de assentos intercalados.