Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde muda cronograma e doses de vacina para março caem de 37,4 para 30 mi

Idoso recebe vacina contra o novo coronavírus no drive thru do Estádio do Pacaembu - Arthur Stabile/UOL
Idoso recebe vacina contra o novo coronavírus no drive thru do Estádio do Pacaembu Imagem: Arthur Stabile/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/03/2021 21h41

O Ministério da Saúde alterou o cronograma anterior com previsão de 37,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o mês de março. Agora, a pasta diz que serão distribuídas 30 milhões de imunizantes.

Foram excluídas do cálculo as 8 milhões de vacinas da Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech e representado no Brasil pela Precisa Medicamentos —a farmacêutica ainda não pediu autorização para uso emergencial no Brasil, apesar de visita de cinco técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) às instalações da Bharat Biotech na Índia.

Ao divulgar o novo cronograma, o Ministério da Saúde ainda ressaltou que as previsões "estão sujeitas a alterações de acordo com a disponibilidade dos laboratórios e a real quantidade de doses entregues".

Das 30 milhões de doses previstas, estão:

  • 23,3 milhões de doses da CoronaVac (22,7 milhões + 600 mil doses residuais de fevereiro), que serão enviadas em remessas semanais.
  • 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, previstas para a segunda quinzena do mês, serão produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
  • 2,9 milhões de doses também da AstraZeneca, mas adquiridos pelo consórcio Covax Facility.

"A partir do quantitativo exato de doses recebidas, o Ministério da Saúde organiza a divisão de forma proporcional e igualitária aos estados e Distrito Federal", informou a pasta em comunicado. "Posteriormente, a doses são enviadas aos estados, responsáveis pela distribuição dos imunizantes a todos os municípios brasileiros, que aplicarão as vacinas em suas 38 mil salas de vacinação".