Topo

Esse conteúdo é antigo

Com 59 pacientes na fila por UTI, saúde de Mato Grosso entra em colapso

Tubo de teste de covid-19 - iStock
Tubo de teste de covid-19 Imagem: iStock

Igor Mello

Do UOL, no Rio

07/03/2021 17h06

O sistema de saúde de Mato Grosso entrou em colapso neste domingo (7) por conta do número crescente de pacientes com covid-19. Com as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) lotadas, o estado tem neste momento 59 pacientes à espera de uma vaga.

De acordo com último balanço sobre a covid-19, divulgado pelo estado na tarde de sábado, 99,58% dos leitos de UTI já estavam ocupados. Seis hospitais trabalham com um número de pacientes em terapia intensiva acima de sua capacidade, e outros cinco estão lotados. A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso afirma que hoje há 59 pessoas à espera de uma vaga de terapia intensiva.

Diante disso, o secretário estadual de Saúde do Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, chegou a pedir que outros estados recebessem pacientes mato-grossenses, mas até o momento não teve respostas positivas.

"É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga", destacou o estado em nota.

Neste sábado, a média móvel de mortes por covid-19 no Mato Grosso apresentava um crescimento de 28% em relação aos 15 dias anteriores. No total, o estado tem 5.993 mortos e 260.760 casos confirmados da doença.