Covid-19: Pernambuco atinge 95% de ocupação dos leitos de UTI
Pernambuco se aproxima do colapso do sistema de saúde, mesmo com a reabertura de novos leitos para atender pacientes diagnosticados com a covid-19. De acordo com dados divulgados pela SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde), 95% do total de 1.057 leitos de terapia intensiva na rede pública estão ocupados.
Na rede particular de saúde, que conta com 336 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, 91% estão ocupados no estado. Os números foram registrados no boletim epidemiológico da SES-PE deste domingo (7).
Com o aumento de casos da covid-19 e a alta ocupação de leitos para os pacientes diagnosticados com a doença, Pernambuco adotou novas restrições, que seguem em vigor até o dia 17 de março.
O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) determina que as atividades não essenciais ficaram proibidas entre 20h e 5h ao longo da semana. Nos finais de semana, as restrições valem o dia inteiro.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, disse que todas as pessoas flagradas em festas clandestinas serão presas. O anúncio foi feito após um evento com mais de 100 pessoas ser interditado no Grande Recife.
Até o momento, Pernambuco registrou 308.284 casos confirmados da doença, sendo 32.965 graves e 275.319 leves, distribuídos por todos os 184 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, Pernambuco aplicou 505.649 doses da vacina contra a covid-19, sendo 368.520 apenas para a primeira dose.
Petrolina registra 100% de ocupação dos leitos de UTI
O município de Petrolina, localizado no Sertão pernambucano, atingiu a marca de 100% de ocupação de leitos de UTI para os pacientes da covid-19. A informação foi divulgada na noite de ontem pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho (MDB).
Nas redes sociais, o chefe do Executivo municipal alegou que o município agora conta com uma fila de espera de ocupação de leitos.
"Estamos trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos essa semana e temos a boa perspectiva de conseguir abrir, mas nada adiantará, a gente abrir novos leitos e, pela falta de senso de cuidado ou pela falta de amor e compaixão um com os outros, as pessoas continuarem a ser infectadas", disse Coelho em uma publicação compartilhada no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.