Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Pernambuco atinge 95% de ocupação dos leitos de UTI

Pernambuco atingiu 95% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes da covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde - EDMAR BARROS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pernambuco atingiu 95% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes da covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde Imagem: EDMAR BARROS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/03/2021 09h44Atualizada em 08/03/2021 10h03

Pernambuco se aproxima do colapso do sistema de saúde, mesmo com a reabertura de novos leitos para atender pacientes diagnosticados com a covid-19. De acordo com dados divulgados pela SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde), 95% do total de 1.057 leitos de terapia intensiva na rede pública estão ocupados.

Na rede particular de saúde, que conta com 336 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, 91% estão ocupados no estado. Os números foram registrados no boletim epidemiológico da SES-PE deste domingo (7).

Com o aumento de casos da covid-19 e a alta ocupação de leitos para os pacientes diagnosticados com a doença, Pernambuco adotou novas restrições, que seguem em vigor até o dia 17 de março.

O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) determina que as atividades não essenciais ficaram proibidas entre 20h e 5h ao longo da semana. Nos finais de semana, as restrições valem o dia inteiro.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, disse que todas as pessoas flagradas em festas clandestinas serão presas. O anúncio foi feito após um evento com mais de 100 pessoas ser interditado no Grande Recife.

Até o momento, Pernambuco registrou 308.284 casos confirmados da doença, sendo 32.965 graves e 275.319 leves, distribuídos por todos os 184 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, Pernambuco aplicou 505.649 doses da vacina contra a covid-19, sendo 368.520 apenas para a primeira dose.

Petrolina registra 100% de ocupação dos leitos de UTI

O município de Petrolina, localizado no Sertão pernambucano, atingiu a marca de 100% de ocupação de leitos de UTI para os pacientes da covid-19. A informação foi divulgada na noite de ontem pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho (MDB).

Nas redes sociais, o chefe do Executivo municipal alegou que o município agora conta com uma fila de espera de ocupação de leitos.

"Estamos trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos essa semana e temos a boa perspectiva de conseguir abrir, mas nada adiantará, a gente abrir novos leitos e, pela falta de senso de cuidado ou pela falta de amor e compaixão um com os outros, as pessoas continuarem a ser infectadas", disse Coelho em uma publicação compartilhada no Instagram.