Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: AP decreta toque de recolher e proíbe consumo de bebida alcoólica

Hospital de referência no combate ao novo coronavírus em Macapá, no Amapá - Marcio Pinheiro/Agência Amapá
Hospital de referência no combate ao novo coronavírus em Macapá, no Amapá Imagem: Marcio Pinheiro/Agência Amapá

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

09/03/2021 14h07

O governo do Amapá anunciou toque de recolher a partir de hoje em todo o estado como estratégia de combate à pandemia da covid-19. A proibição de circulação de pessoas em espaços públicos valerá entre as 21h e 5h. A medida valerá até 15 de março.

Será autorizada a circulação somente de pessoas em busca de atendimentos médicos, aquisição de alimentos ou medicamentos considerados essenciais.

O decreto assinado pelo governador Waldez Góes (PDT) ainda determinou a "Lei Seca", com a proibição do consumo de bebida alcoólica no interior de estabelecimentos no interior de estabelecimentos comerciais, ruas, praças e calçadas durante o período de sete dias. A regra não abrange espaços privados.

O anúncio do governo ocorre após o aumento na taxa de ocupação vagas de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) da rede pública e privada. O MP (Ministério Público) informou que no sábado (6) estava em 100% a lotação dos leitos no Hospital Universitário de Macapá, unidade exclusiva para tratamento de pacientes com covid-19. No boletim epidemiológico publicado ontem, a taxa estava em 75%.

Já a partir de 12 março, está proibido o funcionamento das atividades econômicas não essenciais depois das 20h. Segundo o governo do Amapá, o descumprimento do decreto poderá causar a suspensão do Alvará de Funcionamento do estabelecimento, além do enquadramento nos artigos 131 (praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio) e 132 (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave) do Código Penal.

A partir de 14 de março, está proibido o transporte interestadual de passageiros por via fluvial, sendo permitido somente o deslocamento de cargas.

Pandemia no Amapá

O boletim publicado ontem pelo governo mostrou 301 novos casos de pessoas com covid-19. Ao todo, são 85.879 confirmados desde o início da pandemia, sendo 67.272 recuperados. O novo coronavírus tirou a vida de 1.161 diagnosticados.

O estado está na classificação de "alto risco", de sinalização vermelha. O governo informou que pode chegar à fase roxa, a mais restritiva.