Topo

Esse conteúdo é antigo

Termina hoje vacinação em massa contra covid-19 em Serrana (SP)

Voluntários fazem fila em um dos postos de vacinação participantes do estudo do Butantan em Serrana (SP) - Divulgação/Instituto Butantan
Voluntários fazem fila em um dos postos de vacinação participantes do estudo do Butantan em Serrana (SP) Imagem: Divulgação/Instituto Butantan

Do UOL, em São Paulo

14/03/2021 14h58

Termina hoje a vacinação em massa contra a covid-19 em Serrana, no interior de São Paulo. A cidade, a primeira no país a imunizar praticamente toda a sua população, foi escolhida pelo Instituto Butantan para participar de um estudo com a CoronaVac que avaliará, entre outras coisas, os efeitos de uma eventual imunidade de rebanho.

A vacinação de voluntários maiores de 18 anos começou em 17 de fevereiro e termina às 15h30 de hoje. A expectativa do Butantan ao lançar o estudo era vacinar cerca de 30 mil pessoas na cidade. Ainda não foi divulgado balanço com as vacinas aplicadas hoje.

Mulheres grávidas ou em amamentação, quem teve febre nas últimas 72 horas antes da vacinação e portadores de doenças graves não controladas não puderam participar do estudo.

Os moradores da cidade que foram vacinados foram proibidos de fazer qualquer registro fotográfico ou em vídeo tomando a vacina. A justificativa da Prefeitura de Serrana e do Governo de São Paulo é que a vacinação é um estudo científico, não uma campanha de vacinação comum.

Os primeiros resultados do estudo clínico, segundo o Butantan, devem começar a ser publicados em três meses.

Vacinação por região

Para o projeto, a cidade foi divida quatro grandes áreas, separadas por cores. Um sorteio foi realizado para definir a sequência da vacinação.

  • 1ª região (grupo verde): de 17 a 21 de fevereiro
  • 2ª região (grupo amarelo): de 24 a 28 de fevereiro
  • 3ª região (grupo cinza): de 3 a 7 de março
  • 4ª região (grupo azul): de 10 a 14 de março