Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 10 milhões de vacinados contra covid, 4,76% da população

Vacinação supera 10 milhões de pessoas que receberam a primeira dose, número equivale a 4,76% da população - Marcelo Bittencourt/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vacinação supera 10 milhões de pessoas que receberam a primeira dose, número equivale a 4,76% da população Imagem: Marcelo Bittencourt/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2021 20h08Atualizada em 16/03/2021 10h42

Nesta segunda-feira (15), o Brasil atingiu 10 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 10.081.771 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina, o que corresponde a 4,76% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, a primeira dose da vacina foi aplicada em 365.313 brasileiros. Outros 104.171 receberam a segunda dose no mesmo intervalo.

Até agora, foram aplicadas as duas doses em 3.672.422 pessoas, conforme o recomendado pelos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 1,73% da população brasileira.

O Amazonas permanece na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais aplicaram a primeira dose: 342.021 habitantes, o correspondente a 8,13% da população local. Já o Pará segue em último, com somente 2,97%.

Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul está na frente com relação à aplicação da segunda dose: 2,73% de seus habitantes.

Saúde anuncia que fechou contratos para comprar vacinas da Pfizer e Janssen

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje que as vacinas da Pfizer e Janssen estão "contratadas" pelo governo federal. A previsão da pasta era fechar um acordo com as fabricantes até o início desta semana. A informação foi dada em entrevista coletiva hoje.

Segundo cronograma divulgado por Pazuello, o Brasil receberá, até o final de 2021, 100 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen, este imunizante é aplicado em dose única.

"Essas contratações foram finalizadas a partir da lei que foi sancionada na semana passada (...) Nós fizemos essas contratações completas com tudo o que foi solicitado em termos de cláusulas", disse o ministro.

Pazuello ainda admitiu que o cronograma pode sofrerá mudanças: "O cronograma previsto é para ser alterado. Quando a fabricante não entrega, quando a linha de produção para, quando acontece qualquer dificuldade na legalização das doses", afirmou ele.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!