Topo

Esse conteúdo é antigo

Guarulhos disponibiliza cadastramento online para vacinação contra covid-19

Para evitar aglomerações, todos os que forem se vacinar em Guarulhos deverão realizar previamente cadastro - Karl-Josef Hildenbrand/picture alliance via Getty Images
Para evitar aglomerações, todos os que forem se vacinar em Guarulhos deverão realizar previamente cadastro Imagem: Karl-Josef Hildenbrand/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 10h03

A Prefeitura de Guarulhos (SP) informou ontem que as pessoas que forem tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 na cidade deverão realizar previamente um cadastro através do link ou pelo telefone (11) 4968-8870, que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Segundo o secretário-adjunto da Saúde, Michael Rodrigues de Paula, a medida tem como objetivo evitar aglomerações no momento de piora da pandemia.

"População pode se cadastrar no site da prefeitura ou na nossa central telefônica e, a partir desse cadastro, cada unidade de saúde, na medida em que recebe novas doses de vacina, vai chamando seu público-alvo para vacinar. A gente vai conseguir fazer isso de uma forma muito mais ordenada com dia e hora marcada e sem aglomeração", disse ele, em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

Ontem, Guarulhos começou a vacinar os idosos com idade igual ou maior que 75 anos.

A secretaria de Saúde orienta que, no momento do cadastro, o idoso (ou um responsável) forneça telefone de contato atualizado, pois ele será chamado pela unidade de saúde através do número informado. A orientação é que só devem se cadastrar neste momento idosos e trabalhadores da saúde.

Para facilitar o atendimento, a pasta pede que no momento do cadastro as pessoas tenham em mãos CPF, cartão SUS e comprovante de residência. No dia da vacinação, além destes documentos, também deverá ser apresentado um documento de identificação com foto.

A prefeitura informa ainda que aqueles que já receberam a primeira dose não precisam fazer um novo cadastro para tomar a segunda dose porque ela será agendada na unidade de saúde no momento de aplicação da primeira dose.

'Vivemos o pior momento da pandemia'

Ainda em entrevista à TV Globo, o secretário-adjunto da Saúde disse que o município vive o pior momento da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) hoje é de quase 96%, mas chegou a 100% no último final de semana.

"Horizonte para as próximas semanas é crítico, vivemos o pior momento da pandemia até o momento. Tivemos lotação de 100% no fim de semana. Nós precisamos também que a população colabore porque estamos fazendo o máximo possível para aumentar o número de leitos", disse.

Segundo ele, em apenas 10 dias o município conseguiu mais 30 leitos de UTI. No entanto, pede que as pessoas evitem aglomerações. "Não há sistema de saúde que resista sem a colaboração da população. Nós, o poder público, não vamos conseguir resolver tudo sozinhos", acrescentou, destacando que a prefeitura tem aumentado as ações de fiscalização.