Doses da CoronaVac são furtadas de posto de saúde no Ceará; polícia apura
Vinte doses da vacina CoronaVac contra a covid-19 foram furtados do centro de saúde Chico Campos, em Canindé (CE), na região norte do estado. O furto ocorreu em 22 de fevereiro, mas só foi divulgado hoje pela Polícia Civil do Ceará, que investiga o caso.
As vacinas estavam armazenadas em dois frascos, cada um com dez doses, em um local de refrigeração na sala de vacinas da unidade de saúde. Até agora, nenhuma dose foi recuperada e não há suspeitos presos.
Investigadores da delegacia regional de Canindé colheram depoimento de 14 servidores no centro de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços gerais, vigilantes, entre outros.
Segundo a delegacia regional de Canindé, os responsáveis pela vacinação fizeram a contagem das doses em 22 de fevereiro, pouco antes de encerrar o expediente, como fazem rotineiramente. No dia seguinte, ao chegarem à sala e realizarem a contagem novamente do imunizante armazenado, foi percebido que dois frascos tinham sumido.
De acordo com a polícia, não há sinais de arrombamento da porta do local que a vacina estava armazenada. O acesso à sala era restrito a três profissionais. Mas, dois dias antes do crime, a chave da porta começou a ser guardada em um painel na recepção do centro de saúde, onde várias pessoas têm acesso.
Em depoimento, funcionários responsáveis pela sala informaram que a medida foi tomada depois que houve uma pane elétrica, dois dias antes, e para facilitar o acesso ao local, caso ocorresse falta de luz e o imunizante tivesse de ser deslocado para outro local refrigerado para manter a conservação correta.
O centro de saúde não possui circuito de câmeras para identificar o autor do furto. A polícia recolheu imagens de imóveis vizinhos ao centro de saúde para tentar chegar ao suspeito do crime.
A Polícia Civil do Ceará pede a colaboração da população com o repasse de informações para ajudar nas investigações do furto. As denúncias podem ser feitas para o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social por meio do número 181 ou ainda para a Delegacia Regional de Canindé no número (85) 3343-6813. O sigilo e o anonimato dos denunciantes são garantidos.
O UOL tentou contato com a prefeitura de Canindé, mas até a publicação deste texto ninguém se posicionou sobre o furto.
Segundo a prefeitura de Canindé, o município recebeu 3.950 doses de vacina contra o novo coronavírus. De acordo com dados divulgados hoje, 2.693 doses haviam sido aplicadas, sendo 1.916 em primeira dose e 777 em segunda dose. Até ontem, a cidade registrou 2.578 casos de covid-19, sendo que 93 pessoas morreram, de acordo com a secretaria de Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.