Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Rio Preto: 'temos que ter um remédio amargo, o lockdown'

Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo decretou lockdown a partir de hoje - Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação
Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo decretou lockdown a partir de hoje Imagem: Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação

Colaboração para o UOL

17/03/2021 09h41

Edinho Araújo (MDB), prefeito de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, detalhou a gravidade da pandemia de covid-19 na cidade. Ele explicou que decretou o lockdown a partir de hoje porque não há mais condições de atender ninguém nos hospitais.

"Nesse momento não se trata só de abrir leitos de UTI. Faltam insumos. Faltam recursos humanos. Por isso vivemos esse momento e, com essa velocidade de transmissão, outros municípios vão ter que tomar essa medida também. Só tem uma atitude para tomar, que é pedir esse sacrifício. Todos estão sofrendo, mas temos que ter um remédio amargo, que chama-se lockdown", disse Edinho, em entrevista à CNN Brasil.

Edinho citou algumas das restrições que vão existir pelo menos até domingo, dia 20 de março. "Não há circulação de transporte coletivo. Os supermercados vão atender por sistema delivery. Só vão trabalhar pessoas de serviços essenciais ou em outros casos emergenciais".

Ele acredita que outros municípios vão seguir essas medidas. "Boa parte já aderiu ao lockdown. Outros prefeitos estão analisando. Mas há uma adesão geral, porque eles não têm mais condições de atender a população. A maioria procura Rio Preto e não há mais vagas. Não adianta mandar pacientes para São José do Rio Preto. Queremos evitar que pessoas morram em casa, nos corredores e ambulâncias. Por isso pedimos colaboração da população para tentarmos frear esse ritmo acelerado que está a doença e tentar atender as pessoas", pediu Edinho.